A I Mostra de Filmes Independentes da UENF, que ocorrerá nos dias 27 e 28/11/24, contará com a exibição de 26 filmes selecionados, vindos de 10 cidades diferentes do Brasil. O edital foi aberto em 16/10/24, e se manteve aberto até 16/11/24, possibilitando que os produtores independentes tivessem um mês para a realização das inscrições. O resultado desse edital foi a evidência de uma diversidade que manifestou a força do cinema independente nacional e constatou o papel do Cine Darcy como um espaço de articulação cultural, promovendo a democratização do acesso às produções audiovisuais brasileiras.
De São Paulo(SP) vieram cinco obras, sendo elas: Piracema, BellaDonna, Mama: Africanos em São Paulo, A Violinista, e De Dentro do Quarto, representando 19,2% do total de inscrições. As obras Deixa e Pedagogias da Navalha são produções do Rio de Janeiro(RJ), e de São José dos Campos(SP) temos dois filmes: O Náufrago e O Espelho e Exu Santa Clara, ambas regiões representam 7,7% das inscrições realizadas. O filme Nem Sempre é um trabalho realizado na cidade de Santos(SP), e de Campinas(SP) será exibido o filme Piracema, ambas as regiões correspondem a 3,8% do total de produções inscritas.
Campos dos Goytacazes(RJ) e região tiveram uma participação expressiva, indicando 34,6% das obras inscritas, com nove produções: Tragos, Accelerated, Pandora, Muitas Coisas Mudam, PARABYAÍBAYALA, Bendita Hora, Navegar é Preciso, Febre e A Resistência da Linha. Em Brasília se inscreveram três obras: PiOinc, Travessias e Terminal, sendo 11,5% das inscrições. Representando Rio Verde(GO) e região, temos o filme Sagrada Travesti do Evangelho, e em Maceió(AL) temos o filme Besta Fera. Por fim, de Curitiba(PR) foi inscrito o documentário Pixo na Cidade Modelo, e cada uma das últimas três cidades contribuiu com 3,8% das inscrições no edital.
No total foram inscritas obras de sete estados brasileiros, sendo eles Rio de Janeiro (46,2%), São Paulo (34,6%), Distrito Federal (11,5%), Goiás (3,8%), Alagoas (3,8%) e Paraná (3,8%). Esses dados refletem os alcances do Cine Darcy, assim como a concentração de produções em determinados polos culturais, e a crescente inserção de cidades menores no circuito audiovisual.