II Fórum EaD reúne 230 participantes

O II Fórum de Graduação EaD-UENF foi realizado no último sábado, 15/04/23, no Centro de Convenções Oscar Niemeyer, reunindo cerca de 230 participantes. Estiveram presentes estudantes dos Polos de Itaocara, São Gonçalo, Miracema, São Francisco de Itabapoana, Cardoso Moreira, São Fidélis, Bom Jesus do Itabapoana, Macaé, Itaperuna e Nova Friburgo, municípios que disponibilizaram transporte para que os estudantes pudessem estar presentes ao evento.

Durante o Fórum ocorreram discussões importantes, como a questão da creditação da Extensão nos cursos EaD e os desafios da EaD na UENF. Também foi realizada uma mesa sobre a Educação Básica no Norte/Noroeste do Estado do Rio de Janeiro, com a participação dos secretários de Educação dos municípios de Campos, Marcelo Feres; e de Miracema, Charles Magalhães; além do professor Edimilson Mota, da Universidade Federal Fluminense (UFF).

O evento foi o primeiro fórum da EaD em formato presencial na UENF, uma vez que o primeiro Fórum, realizado durante a pandemia de COVID-19, aconteceu em modo virtual. Dos presentes, aproximadamente 70% eram alunos dos cursos EaD/UENF e os outros 30%, tutores presenciais, tutores a distancia e coordenadores de curso, de tutoria e de disciplina.

— Voltar a ter um encontro dos estudantes dos cursos EaD da UENF aqui no campus de forma presencial foi muito importante. Grande parte deles não conhecia a Universidade, então foi uma maneira de estreitar os laços dos alunos EaD com a UENF. Muitos estudantes EaD não se sentem pertencentes à UENF, e pertencimento é uma das questões importantes para aumentar a sua permanência nos cursos — disse a professora Marílvia Dansa Alencar, assessora da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD).