O projeto de extensão Caminhos de Barro, com apoio da Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) e da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (Faperj), realiza até esta sexta-feira, 21/11/2025, no Centro de Convenções Oscar Niemeyer o II Simpósio Caminhos de Barro, com o tema “Cerâmica: Cultura e Tecnologia”.
O evento foi aberto nesta terça-feira, 18/11/2025, pela reitora da UENF, Rosana Rodrigues, que destacou dois pontos: a valorização do produto local, a argila, que é transformada em arte pelas mãos de pessoas que trocam sabedoria com a universidade, e a valorização da própria comunidade.
“São vocês que fazem a diferença dentro do projeto Caminhos de Barro. É para isso que nós trabalhamos todos os dias no campus Leonel Brizola, para trabalhar com desenvolvimento local e também com o desenvolvimento humano, na participação das pessoas e nessa troca entre a universidade e a comunidade. A universidade não pode ser um espaço de privilégios. Ela tem que ser um espaço para todos. Então, é muito importante para nós o projeto Caminhos de Barro, que terá um novo espaço com previsão de inauguração para março de 2026”.
reitora da uenf, rosana rodrigues
O professor da UENF, Jonas Alexandre, contou que o projeto Caminhos de Barro surgiu do seu projeto de tese para o doutorado na UENF, que concluiu no ano 2000.
— O projeto de extensão Caminhos de Barro surgiu da minha qualificação para o doutorado, onde propus a Plataforma Cerâmica, um projeto de artesanato. Tive ao meu lado o professor Marcelo Gantos, quando o Caminhos de Barro ainda não era projeto de extensão. Montamos uma turma em São Sebastião com 10 jovens senhoras. Eu dava aula de tecnologia da argila, Maria da Glória dava aula de geologia, o Marcelo Gantos dava aula de empreendedorismo, enfim, isto é um pouco da história para não se estender mais — lembrou Jonas.
A mesa foi composta também pelo professor João Almeida, representando a pró-reitora de Extensão, professora Débora Guerra Barroso; a professora Marcia Giardinieri de Azevedo, diretora do Centro de Ciência e Tecnologia (CCT); Idamara Rizzo, diretora do projeto Caminhos de Barro; Vera Lúcia Ribeiro, representando todos os artesãos do projeto Caminhos de Barro; e o subsecretário de Turismo de Campos dos Goytacazes, Edvar Júnior. O evento teve ainda a participação na plateia do Auditório 4 de artesãos, docentes e discentes da UENF e público em geral.