ITEP/UENF realiza VII Festival de Economia Solidária de 30/03 a 01/04

Festival de Cultura Popular também será realizado durante o evento que tem apoio da Faperj

O Programa ITEP da UENF realiza de 30 de março a 01 de abril de 2023, o VII Festival de Economia Solidária. O evento conta com o financiamento da Faperj, apoio do Fórum de Economia Solidária de Campos dos Goytacazes e Casa de Cultura Villa Maria. Também vai ser realizado, durante o evento, o Festival de Cultura Popular e Tecnologias Sociais do Norte e Noroeste Fluminense. Ambos gratuitos e para todas as idades.

O evento vai acontecer na Casa de Cultura Villa Maria, das 14h às 21h, facilitando que pessoas que trabalham no centro da cidade também possam visitar e participar do VII Festival de Economia Solidária e do I Festival de Cultura Popular e Tecnologias Sociais do Norte e Noroeste Fluminense.

A programação seguirá um formato que condiz com as diretrizes da economia solidária: comercialização, atividades culturais e muitas trocas de vivências. Na programação deste ano, a ITEP vai resgatar as práticas de educação popular, com a montagem de seis cirandas. Outra atração serão os protótipos de tecnologias sociais de alto impacto ambiental de baixo custo, desfile de uma coleção de peças de vestuário inspirada na cultura afro-brasileira e manifestações culturais da região Norte e Noroeste Fluminense.

A assessora técnica do ITEP, Nilza Franco, destaca a importância de ações como esta para integrar as produções acadêmicas ao cotidiano da sociedade.

— A universidade quando faz esse tipo de evento tem como objetivos criar pontes com a comunidade, com o seu público-alvo, daquilo que é feito durante todo o tempo. Então a incubadora tem um trabalho permanente e os eventos servem para ampliar o processo de informação e troca com comunidade ou com região. No caso, nós vamos trabalhar com a região Norte e Noroeste — analisa.  

Festival de Cultura Popular e Tecnologias Sociais do Norte e Noroeste Fluminense

O Festival de Cultura Popular e Tecnologias Sociais do Norte e Noroeste Fluminense será simultâneo ao VII Festival de Economia Solidária e vai trazer tendas com apresentações culturais e espaço para mostra de protótipos de novas tecnologias sociais, como por exemplo, a lenha ecológica – eco briquetes e minhocário.

Fechar menu
plugins premium WordPress Pular para o conteúdo