Mapa com mais de cem colaborações internacionais da UENF é divulgado pela Assessoria de Assuntos Internacionais e Interinstitucionais (ASSAII)

• Categoria do post:Notícias

A ASSAII divulgou em sua página (http://uenf.br/reitoria/assaii/) um mapa com as mais de cem colaborações internacionais em andamento estabelecidas por docentes da UENF.

O mapa interativo mostra a localização das parcerias, informando os nomes dos docentes envolvidos, os Programas de Pós-Graduação nos quais eles estão credenciados e as instituições estrangeiras parceiras. O mapa foi construído a partir dos convênios institucionais e das informações fornecidas voluntariamente pelos docentes ao preencherem um levantamento conduzido pela ASSAII, no período de maio a agosto de 2020. Este levantamento contou também com a colaboração dos Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação da UENF, “que repassaram o formulário para preenchimento das informações aos seus docentes”, explica a professora Angela Pierre Vitória, assessora de assuntos internacionais e interinstitucionais.

Para a professora Angela, a divulgação das parcerias internacionais, em vigor na UENF, é uma forma importante da dar visibilidade às ações de pesquisa que estão sendo conduzidas pela comunidade acadêmica da nossa instituição. “O mapa também será utilizado de forma estratégica para a elaboração de ações junto aos parceiros internacionais e implementação de políticas institucionais que fortaleçam a presença da UENF em pesquisas conjuntas com equipes de diversas instituições estrangeiras”, disse a professora Angela. “Além de auxiliar os Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação da UENF no preenchimento das informações de internacionalização na Plataforma Sucupira (CAPES), o mapa também possibilitará aos estudantes que buscam oportunidades no exterior que conheçam os docentes que já tem parcerias estabelecidas”, complementa a professora.

Para aqueles que não conseguiram responder ao levantamento em tempo hábil, um novo formulário para atualização dos dados será disponibilizado, via Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação da UENF, no mês de setembro de 2020. “No mesmo formulário que será disponibilizado em setembro para as atualizações das parcerias internacionais, será possível adicionar as parcerias nacionais, uma vez que agora o mapa será complementado com as informações sobre as colaborações científicas em andamento entre os docentes da UENF e seus pares no Brasil. Para isso, contaremos mais uma vez com a participação de nossos docentes no fornecimento voluntário das informações”, concluiu a assessora.

A nova página da ASSAII, trilíngue e totalmente remodelada, traz ainda informações sobre as oportunidades no exterior, informações sobre mobilidade aos estudantes brasileiros e estrangeiros e as instruções para a oficialização institucional de colaborações no âmbito da Assessoria Internacional e Interinstitucional, quando isto for necessário. Para tanto, a ASSAII disponibiliza modelos opcionais de Convênio, Acordo de Cooperação, Plano de Trabalho e Carta de Intenção em Português-Inglês.

Assessoria Internacional da UENF divulga edital de estágio voluntário

A ASSAII/UENF divulgou neste mês de Agosto o seu primeiro edital de seleção para estágio voluntário na Assessoria Internacional. O edital traz quatro vagas, sendo três para graduandos (duas vagas para Relações Internacionais – RI, e uma vaga para administração pública) e uma vaga para graduado em RI.

Para a Assessora de Assuntos Internacionais e Interinstitucionais da UENF, professora Angela Pierre Vitória, esta oportunidade de estágio será uma ótima experiência para os jovens graduandos e recém-graduados tanto da área de Administração Pública quanto de Relações Internacionais, pois traz a chance de vivenciarem na prática a rotina da internacionalização de uma instituição pública de ensino e pesquisa, com o acompanhamento da elaborações de Convênios e Acordos de Cooperação nacionais e internacionais, que envolvem parcerias acadêmico-científicas.

O edital completo pode ser acessado em http://uenf.br/reitoria/assaii/files/2020/08/Edital_01_2020___ESTAGIO_ASSAII.pdf.