Núcleo de Pesquisas DataUENF é lançado na Casa de Cultura Villa Maria

A Casa de Cultura Villa Maria recebeu o lançamento do Núcleo de Pesquisas Socioeconômicas e Políticas DataUENF no dia 07 de novembro. Com o objetivo de desenvolver pesquisas e manutenção de bases de dados integradas, o Núcleo atuará nas áreas de estatística, pesquisa operacional, economia, econometria, ciências atuariais, administração, sociologia, antropologia, ciências políticas, ciência da computação e inteligência artificial.

A cerimônia contou com a participação da reitora da UENF, Rosana Rodrigues; Geraldo Timóteo, diretor do Centro de Ciências do Homem (CCH/UENF); e Lacir Jorge Soares, coordenador do DataUENF; pesquisadores do Núcleo e servidores. Após a apresentação inicial, Paulo Martini Jannuzzi, coordenador da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE/IBGE); Wanderson Primo, gerente de relacionamento do Porto do Açu; e Thiers Rodrigues, vice-presidente da Firjan, participaram e uma mesa para discutir os reflexos do DataUENF na sociedade e na região.

Jannuzzi destacou que o DataUENF irá integrar um laboratório de dados na Escola Nacional de Ciências Estatísticas.

— É muito importante para a Universidade ter um laboratório de dados para ter evidências quantitativas e qualitativas. Atualmente, temos uma rede de instituições que podem trocar metodologias, produzir dados e pesquisas específicas, de interesse nacional e regional. Estamos na empreitada de reunir essas instituições para a criação de um laboratório. Ao mesmo tempo que felicito pela criação, anuncio que o DataUENF será integrante dessa rede de instituições — completou.

Idealizada por Darcy Ribeiro, a UENF nasceu com a proposta da inovação. De acordo com a reitora Rosana Rodrigues, o DataUENF reforça o potencial da Universidade.

— Numa época em que não se falava em inovação, a UENF nasceu com a proposta de ser inovadora. Estamos de braços abertos para receber a parceria com o IBGE e outras instituições, para otimizar a análise e levantamento de dados de forma isenta. Vamos trabalhar para que o DataUENF seja reconhecido como um polo de excelência — reforçou.

O projeto prevê parcerias e convênios com entidades públicas e privadas, visando atender às demandas da sociedade na busca de dados precisos e transparentes para fomentar o desenvolvimento e planejar o futuro. Os dados estarão disponíveis para professores, pesquisadores e estudantes dos diferentes Centros da Universidade, além de empresas, instituições de ensino e pesquisa conveniadas.

Com um caráter multidisciplinar, o Núcleo vai permitir a integração e intercâmbio de alunos da graduação e pós-graduação no desenvolvimento de projetos que demandem diferentes áreas do conhecimento. O DataUENF é formado pelos professores do Centro de Ciências do Homem (CCH/UENF) Geraldo Márcio Timóteo (LEEA), Hamilton Garcia de Lima (LESCE), Hugo Alberto Borsani Cardozo (LESCE), Lacir Jorge Soares (LESCE), Nilo de Azevedo (LGPP) e Roberto Dutra (LGPP).

(Jornalista: Carolina Santos – CCH/UENF)

NOTÍCIAS

EDITAIS