Nuperj apresenta novo índice econômico

Índice de Dinâmica Local (INDEL), concebido pelo Núcleo da UENF, se propõe a medir a dinâmica econômica local de cada município

O coordenador do NUPERJ, professor Alcimar das Chagas Ribeiro, apresentou o seminário

O Núcleo de Pesquisa Econômica do Rio de Janeiro (NUPERJ) realizou na tarde de ontem, 03/07/23, no auditório do prédio P5, na UENF, um seminário com o objetivo de apresentar o Índice de Dinâmica Local (INDEL). Desenvolvido pelo Núcleo, o INDEL utiliza variáveis diferentes das comumente utilizadas pelos índices que medem o desenvolvimento econômico, como o PIB, IDH, entre outros. Segundo o coordenador do NUPERJ, professor Alcimar das Chagas Ribeiro, a intenção é medir a dinâmica econômica local de cada município.

— Nosso Índice não tem a pretensão de investigar o desenvolvimento econômico nos municípios e sim a dinâmica econômica. Até porque entendemos que, antes de se pensar no desenvolvimento econômico, temos que pensar exatamente nessa dinâmica. Porque o desenvolvimento depende dessa condição econômica inicialmente — disse Alcimar.

O INDEL utiliza cinco variáveis: investimento público municipal (o percentual que o governo municipal gasta em cima das receitas do mês), o valor arrecadado através do Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS), o histórico de emprego e renda no comércio, a movimentação bancária e a vulnerabilidade (diferença entre o grupo de pessoas assistidas pelo governo em relação ao grupo de pessoas aptas ao trabalho).

De acordo com Alcimar, o índice criado pelo NUPERJ permite corrigir distorções, dando uma ideia mais clara da situação econômica de cada município.

— Quando olhamos para os indicadores econômicos dos municípios da nossa região, corremos o risco de ter uma visão muito diferente do que realmente ocorre naquele sistema econômico local. Se olharmos o PIB per capita de Quissamã ou São João da Barra, por exemplo, podemos comparar estes municípios com algumas capitais da Europa. E a gente sabe que isso não representa a realidade — disse.

Alcimar ressaltou que a escolha da variável “histórico de emprego e renda no comércio” é mais adequada do que o histórico geral de empregos porque nem sempre este último tem reflexos na economia local. Isto porque grandes empreendimentos, como o Porto do Açu, por exemplo, contratam, em sua maioria, profissionais de fora dos municípios. Já os empregos no comércio são quase todos preenchidos pela população local.

O reitor da UENF, Raul Palacio, também participou do seminário

A vice-reitora da UENF, Rosana Rodrigues, ressaltou a importância do trabalho do NUPERJ para nortear políticas públicas na região.

— A gente vê com muita clareza a importância do que é feito no NUPERJ. É importante que essas informações sejam colocadas a serviço dos gestores, para que possamos sempre melhorar a qualidade de vida da nossa população. Esse é um papel muito relevante da Universidade — disse.

O reitor da UENF, Raul Palacio, destacou a importância das pesquisas realizadas pelo NUPERJ.

— Estamos conseguindo mostrar a importância do interior. Porque às vezes só se considera economicamente importante a capital e seu entorno. Conseguimos incluir o NUPERJ como representante do interior do Estado, e isso é muito importante — disse.

O evento teve a participação de representantes de diversos órgãos, como o IFF, UCAM, Prefeitura de Campos, Emater-RJ, Prefeitura de Bom Jesus, Faetec, entre outros.

Saiba mais no site do NUPERJ AQUI