Observatório das Metrópoles nas Eleições: Caderno de Propostas lançado na Villa Maria

Publicação traz artigos de opinião sobre temas como Economia, Governança, Segurança, Transição Climática, Habitação, Mobilidade Urbana e Saneamento Básico

Lançamento foi realizado nesta terça-feira

O Núcleo Norte Fluminense do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) Observatório das Metrópoles lançou nesta terça-feira, 10/09/24, na Casa de Cultura Villa Maria, o Caderno de Propostas “Observatório das Metrópoles nas Eleições: Um outro futuro é possível”. A publicação traz artigos de opinião sobre temas como Economia, Governança, Segurança, Transição Climática, Habitação, Mobilidade Urbana e Saneamento Básico, entre outros assuntos abordados por pesquisadores de universidades que integram o Observatório de Metrópoles.

Núcleo Norte Fluminense do Observatório das Metrópoles é formado por pesquisadores da UENF, IFF, UFF, UCAM-Campos e UFRJ

A co-coordenadora do Núcleo Norte Fluminense do INCT Observatório das Metrópoles, pesquisadora da UENF, Wania Mesquita, destacou que as ideias do Caderno de Propostas são fruto de um esforço intenso de reflexão e de comunicação com a sociedade empreendido nos primeiros meses de 2024.

— Esse esforço foi feito por nós, do Núcleo Norte Fluminense do INCT Observatório das Metrópoles, e por todos os 18 núcleos da rede. De fevereiro a julho, foram publicados mais de 300 artigos propositivos em jornais, sites ou blogs de todo o país. Foi o projeto “Observatório das Metrópoles nas Eleições: um outro futuro é possível”. Agora compilamos as principais propostas para o Norte Fluminense e apresentamos aos candidatos e candidatas da região e ao debate público. Nosso núcleo é formado por pesquisadoras e pesquisadores da UENF, do IFF, da UFF, da UCAM-Campos e da UFRJ — informa Wania, que em sua apresentação inicial no evento fez referência à portaria sobre propaganda eleitoral no campi da UENF durante as eleições municipais de 2024.

“Objetivo do Caderno de Propostas é contribuir com o debate eleitoral pensando políticas urbanas”, afirma pesquisador

O co-coordenador do Núcleo Norte Fluminense do INCT Observatório das Metrópoles, pesquisador da UFRJ Humberto Meza, afirma que o objetivo do Caderno de Propostas é contribuir com o debate eleitoral pensando políticas urbanas.

— Este caderno de propostas, com dados de pesquisas, é um subsídio para o debate eleitoral nos municípios. Para que possam acontecer mudanças necessárias. É uma iniciativa de várias regiões de articulação da academia com as mídias locais. E o Norte Fluminense está inserido nesta dinâmica nacional — considera Humberto, que é um dos organizadores do Caderno de Propostas em parceria com o pesquisador da UENF, Gustavo Smiderle, e a pesquisadora da UFF-Campos, Érica Tavares.

Em Campos e região, o Observatório das Metrópoles tem um blog hospedado no site Folha 1. O Caderno de Propostas impresso será distribuído nas universidades que integram o Núcleo Norte Fluminense do Observatório de Metrópoles, que foi fundado em 2019. A publicação digital do Caderno de Propostas pode ser acessada aqui.

(Wesley Machado)

EDITAIS