Orquidário Gustavo Denarde Nogueira inaugurado na UENF

Foi inaugurado na tarde desta segunda-feira,17/07/23, o Orquidário Gustavo Denarde Nogueira da UENF. O espaço homenageia o ex-doutorando em Microbiologia do Solo na UENF, falecido há 10 anos. Gustavo participou do início do projeto “Entendendo as plantas da família Orchidaceae: Conhecer para preservar e produzir com sustentabilidade”.

Viúva de Gustavo Denarde Nogueira, a professora do Laboratório de Fitotecnia do Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias (LFIT/CCTA), Virginia Silva Carvalho, lembrou o início do projeto.

— A gente começou o projeto ministrando cursos de orquídeas. Gustavo, que era orientando do professor Marco Antônio, participou desde o início. O projeto faz parte das atividades da Orquidecampos, a associação orquidéfila de Campos, que tem mais de 20 anos. Em 2025 vamos trazer para a UENF o Simpósio Brasileiro de Orquídeas — informou Virginia, que é viúva de Gustavo e estava muito emocionada, tendo recebido muitos abraços dos alunos.

Bastante emocionada, a mãe de Gustavo, Stella Denarde Nogueira, também participou do evento.

— A orquídea é difícil de desabrochar. E Gustavo era assim. Alegre, incansável. Gustavo estudou muito. Infelizmente não deu para terminar o doutorado. Mas Gustavo está sempre presente. Agora com o Orquidário que leva seu nome, mais ainda. Ficam as lembranças para sempre. Representa muito esta homenagem. Ele sempre teve isto em mente. Lutou muito para fazer este Orquidário. Sempre tendo ao lado Virginia, uma nora que eu adoro — disse Stella, que foi professora da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

O Orquidário GDN funciona na área das Casas de Vegetação, próximo ao CCTA/UENF. As visitas ao local devem ser agendadas pelo Instagram @orquideasdauenf. O Orquidário tem orquídeas das espécies Cattleya Guttata e Cattleya Harrisoniana, entre outras orquídeas da região de Campos.

A inauguração do Orquidário teve as presenças dos ex-reitores da UENF, professores do CCTA, Silvério de Paiva Freitas e Almy Junior, atual secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca de Campos. Estiveram presentes também o diretor do CCTA, Manuel Vazquez Vidal Júnior, e o diretor do Centro de Biociências e Biotecnologia (CBB/UENF), Vanildo Siqueira, entre outros.