Peça de teatro de Arlete Sendra em cartaz até domingo

logo-informativo.jpg-melhorado-PARA-PORTAL

Campos dos Goytacazes, sexta-feira, 28 de junho de 2019 – nº 3.909

Peça de teatro de Arlete Sendra em cartaz até domingo

Está em cartaz no Teatro de Bolso Procópio Ferreira a peça “Traídas e traidoras, somos todas Capitus”, de autoria da professora Arlete Sendra, do Laboratório de Cognição e Linguagem do Centro de Ciências do Homem da UENF (LCL). Segundo Arlete, o texto é uma leitura semiótica do livro Dom Casmurro, de Machado de Assis, publicado em 1900. “A peça remete à relação Bentinho e Capitu, e da desconfiança de Bentinho que se acredita traído por sua mulher Capitu, e seu amigo Escobar”, diz Arlete.

Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Arlete diz que o teatro simplesmente aconteceu em sua vida, sem que houvesse um planejamento. “Produzi três monólogos e os guardei para uma possível publicação ainda este ano. Relendo-os, percebi que havia nestes textos, que titulei “O avesso da mulher”, uma indiscutível força teatral. Submeti-os à apreciação de Fernando Rossi e Fábio Guilherme, respeitados nomes de nosso teatro . Leram. Aprovaram. Fiz-me dramaturga”, conta.

Arlete ressalta que sempre gostou da linguagem do teatro. “Gosto da vida que as palavras ganham em seu processo de encenação”, afirma. A leitura, segundo ela, vem principalmente do teatro grego. “As tragédias em sua alternância lírico- dramática compuseram minha formação literária. Tenho formação clássica em literatura, por absoluta opção. Tenho formação em latim e grego. Muito mais tarde, minha curiosidade, talvez, ou etnicidade, o mais provavelmente, fez-me enveredar pelos estudos do tupi- guarani. Caminhos outros em tempos outros”.

Dirigida por Fernando Rossi, a peça é um monólogo, que tem a interpretação da atriz Katiana Rodrigues. “Sua performance a fez ser aplaudida de pé e por minutos, muitos minutos”, conta Arlete. O espetáculo estará em cartaz até domingo, 30/06/19.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Gerência de Comunicação (ASCOM)
Av. Alberto Lamego, 2.000 – Parque Califórnia – Campos (RJ)
Telefones: Ascom: (22) 2739-7815 / 2739-7813