Pesquisadores da UENF participam do 2º Conexão Brasil & Angola

Evento começou segunda-feira e segue até esta quarta-feira

Pesquisadores da UENF estão participando do 2º Conexão Brasil & Angola que começou nesta segunda-feira, 15/04/2024, e segue até quarta-feira, 17/04/2024. As inscrições devem ser feitas em https://www.cutt.ly/kw4jUJpO e o link da transmissão será enviado por e-mail. O evento é gratuito em uma iniciativa de pesquisadores de diversas Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil e de Angola, que integram a Rede Internacional de Extensão Universitária – RIEU.

Nesta terça-feira, o doutor em Ecologia e Recursos Naturais pela UENF Bruno Esteves e a doutoranda de Ciências Naturais da UENF Ingrid Siqueira falaram sobre o tema “Mudanças Climáticas e a Escola”.

Esta segunda edição ocorre em formato online e presencial direto do Instituto Superior Politécnico Independente (ISPI) em Lubango, Província de Huíla, Angola. Fazem parte da equipe as instituições brasileiras UENF e IFRJ, em parceria com as IES angolanas ISPI e Instituto Superior de Ciências da Educação de Huíla (ISCED), além da Universidade de Aveiro, em Portugal.

De acordo com a professora de pós-graduação da UENF, Aline Intorne, a proposta tem origem no projeto de extensão “Ciência pra Gente”, sob sua coordenação e da professora Marina Suzuki (CBB, UENF) e no projeto de pesquisa “Escola Sustentável”, da pós-doutoranda Geórgia Mothé com supervisão da professora Simonne Teixeira (CCH, UENF).

Nessas interlocuções têm sido formuladas estratégias para promover a formação inicial e continuada de professores, profissionais de meio ambiente, áreas tecnológicas e correlatas com o objetivo de possibilitar a construção de territórios sustentáveis para o enfrentamento às mudanças climáticas.

Com esse propósito, desde 2021 uma equipe de pesquisadores e alunos de pós-graduação de diversas áreas do conhecimento, de Angola e do Brasil, vem se reunindo periodicamente para discutir e delinear perspectivas metodológicas direcionadas à atuação em contextos de carência de recursos materiais, pedagógicos e que enfrentam problemáticas socioambientais.

Como desdobramento prático da cooperação transatlântica, membros dessa equipe participaram da criação da Rede Internacional de Extensão Universitária (RIEU, 2022), da concepção de programas de extensão internacionais e do 1° Conexão Brasil & Angola, realizado no IFRJ, em Volta Redonda, RJ.

Na segunda edição do evento, as expectativas são ainda maiores de dar visibilidade à extensão universitária internacional, proporcionando a troca de conhecimentos e experiências entre as IES com o objetivo de estimular diálogos participativos para o enfrentamento das mudanças climáticas preconizado na Agenda 2023 pela ONU.