Pint of Science: Campos é uma das 179 cidades brasileiras a participar do Festival

Pint of Science Campos dos Goytacazes 2023. Em torno de 300 pessoas passaram pelos bares da cidade para fazer um brinde a ciência. (crédito da imagem: Divulgação Pint of Science Campos dos Goytacazes)

Nos dias 13, 14 e 15 de maio, Campos dos Goytacazes se junta simultaneamente a Londres (Inglaterra), Houston (EUA), Dusseldorf (Alemanha) e outras 500 cidades em 25 países para conversar sobre ciência de forma leve e descontraída em bares e restaurantes.

Em 2024, o Brasil é o país que terá o maior número de cidades participando do Pint of Science. São 41 municípios novos, que nunca sediaram o evento e estarão entre as 179 cidades brasileiras, participando do maior festival mundial de divulgação científica.

Segundo o coordenador nacional, Luiz Almeida, “Falar sobre ciência não é apenas uma escolha, mas uma necessidade para enfrentar desafios presentes e futuros”. A expectativa é que cerca de 25 mil pessoas participem do evento só no Brasil.

Primeiro lugar no pódio: edição brasileira do festival internacional de divulgação científica é a maior do mundo. Na segunda colocação está a Espanha, com 66 cidades participando da iniciativa; seguida pela França, com 52 cidades (crédito da imagem: Divulgação Pint of Science Brasil)

Aproximar a conhecimento científico da sociedade é o principal objetivo do Pint of Science, que busca oferecer uma experiência única para o público em conversas com os cientistas. “Campos, sendo um polo universitário, líder em pesquisa e inovação, traz a ciência para o debate mais uma vez”, diz a coordenadora local, Aline Intorne, que também é responsável pelo evento nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Desde 2018 realizando o  Pint of Science na cidade, a UENF traz temas variados para discussão: desde a construção das cidades à proteção dos rios e riscos de enchentes, passando pela saúde, inclusão das pessoas com deficiências, agricultura, cidadania e inovação. Estarão juntos cientistas da UENF, UFF, UFRJ, IFF, FMC, ISECENSA, UCAM, UNIFLU, Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes e empresas da região. O evento é gratuito e aberto ao público. Os encontros vão em acontecer em dois locais na cidade, no Dona Chica Botequim e no restaurante Speciale Pizza & Pasta, de segunda a quarta-feira, das 19h30 às 21h30. Veja a programação AQUI.

Na imagem, destaca-se o mascote do Pint of Science Brasil: Zé Lopes. O nome é uma homenagem ao físico brasileiro José Leite Lopes, especializado em teoria quântica de campos e física de partículas. Além de pesquisador, José Lopes foi um importante defensor da causa científica, tendo lutado por sua valorização não só no Brasil, mas internacionalmente. (crédito da imagem: Divulgação Pint of Science Brasil)

Da Inglaterra para o mundo – Em 2012, Michael Motskin e Praveen Paul, na época pesquisadores do Imperial College London, organizaram um evento chamado Encontro com pesquisadores, trazendo aos laboratórios pessoas acometidas por Alzheimer, Parkinson, doenças neuromusculares e esclerose múltipla para mostrar o tipo de pesquisa que estavam realizando. A experiência foi tão inspiradora que os dois cientistas pensaram: por que os pesquisadores não podem sair de seus laboratórios para encontrar as pessoas? Foi assim que nasceu o Pint of Science, com a primeira edição acontecendo na Inglaterra em maio de 2013.

No Brasil, a história começa em 2015, quando o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos realizou a iniciativa pela primeira vez em uma cidade da América do Sul. De lá para cá, o festival foi ampliando seu impacto e expandindo-se pelo país, até que veio a pandemia de Covid-19, o que obrigou a adaptação do modelo para versões online em 2020, 2021 e 2022.

No site do festival, a população consegue localizar as 179 cidades brasileiras que vão brindar a ciência em 2024, incluindo Campos dos Goytacazes, RJ. (crédito da imagem: Divulgação Pint of Science Brasil).