‘Pra Ver a Banda Passar’ na Villa Maria neste sábado

No próximo sábado (5/11), a partir das 15h, a Casa de Cultura Villa Maria, braço cultural da UENF, recebe em seu jardim o evento “Pra Ver a Banda Passar”. A ideia da organização é, além de ajudar a perpetuar a cultura musical entre os mais jovens das centenárias liras, poder valorizar essas instituições que buscam se manter vivas e atuantes, mesmo diante das inúmeras dificuldades enfrentadas.

Nesse primeiro encontro, haverá a participação da banda da Guarda Civil Municipal de Campos, Lira Guarany e Lira de Apollo. A apresentação histórico-cultural ficará a cargo da Dra. em Políticas Sociais da UENF pesquisadora sobre o tema, Karina Gomes.

“As bandas sempre exerceram importante papel de escola formadora de músicos em todo o país. Hoje, um bom número de instrumentistas profissionais no Brasil aprendeu suas primeiras notas musicais numa banda civil. Além disso, há uma tradição e uma memória que são transmitidas de geração em geração no espaço social da banda, entre os músicos de diferentes faixas etárias, o que tem possibilitado a permanência desta manifestação na cultura brasileira. Acho muito importante esse tipo de valorização que a UENF proporciona através da Casa de Cultura Villa Maria”, destaca Karina.

Fechar menu
plugins premium WordPress Pular para o conteúdo