Professora da UENF integra Conselho Municipal de Saúde

Os Conselhos de Saúde têm o objetivo de garantir a melhoria contínua do Sistema Único de Saúde. Instituídos a partir da Lei Orgânica da Saúde (Lei 8.142/1990, de 28/12/1990), são órgãos colegiados, deliberativos e permanentes do SUS nos governos municipal, estadual e federal.

Suspensas desde 2019, as atividades do Conselho Municipal de Saúde de Campos foram retomadas recentemente. A Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) será representada por Helena Kiyomi Hokamura, médica veterinária e professora da instituição há 17 anos.

Helena é mestre e doutora em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres (FMVZ/USP), possui uma experiência de 35 anos na área e esteve à frente do Hospital Veterinário da UENF até o último mês de março. No Conselho, vai acumular os cargos de presidente da Comissão de Controle e Avaliação e 1ª Secretária da Mesa Diretora.

Helena Hokamura

Para a professora, a reativação do órgão é de grande importância para a população que recebe o atendimento do SUS.

“Como representantes da sociedade civil, precisamos atuar em busca de soluções, elaborar sugestões pautadas pela ciência que contribuam para as decisões voltadas ao benefício direto da população, auxiliando no enfrentamento da Covid-19. Sabemos que o momento é de extrema tensão para os gestores, mas o Conselho pode e deve trabalhar de forma proativa e alerta”, completou.

Metade da composição do Conselho Municipal de Saúde é formada por usuários da saúde, 25% por profissionais da área e os restantes 25%, por gestores e prestadores de serviços ao SUS. Segundo Helena, a UENF pode auxiliar na busca de soluções para vários problemas que a gestão em saúde enfrenta.

“Como instituição pública e consciente de seu papel social, mais uma vez, a Universidade tem o objetivo de contribuir com as demandas do município. Como profissional da medicina veterinária, sob os preceitos da Saúde Única, tenho o desafio de trazer para a Universidade novos questionamentos, possibilidades de ações extensionistas, gerando novos conhecimentos e a melhoria da qualidade de vida da população”, finalizou.