Raul Palacio e Rosana Rodrigues tomam posse

logo-informativo.jpg-melhorado-PARA-PORTAL

Campos dos Goytacazes (RJ), terça-feira, 17 de dezembro de 2019 – Nº 3.971

Foi realizada na tarde de ontem, 16/12/19, no auditório principal do Centro de Convenções, a cerimônia de posse do reitor e da vice-reitora eleitos, professores Raul Palacio e Rosana Rodrigues. A cerimônia contou com a presença de técnicos, professores, estudantes e representantes de diversas instituições, como Embrapa/RJ, Faperj, IFF, UFF, Faetec, Fundenor, Polícia Militar, entre outros. O prefeito de Campos dos Goytacazes, Rafael Diniz, foi representando pelo secretário municipal de Educação, o sociólogo Brand Arenari, professor da UFF e ex-estudante da UENF. Diversas autoridades que não puderam comparecer enviaram felicitações ao novo reitor, como o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes.

Em seu primeiro pronunciamento como reitor, Raul Palacio disse que, em sua gestão, se empenhará em mostrar que a UENF é um “espaço de todos”. “A gente quer que todos se sintam dentro desse espaço. Toda a sociedade, independentemente da posição que ocupa na sociedade, da cor da pele, do sexo, de suas crenças religiosas, do dinheiro que possui. Este é o trabalho que pretendemos fazer nesses quatro anos”, disse.

Dirigindo-se aos reitores presentes ao evento, Raul afirmou que está na hora de todas as universidades começarem a pensar num plano de desenvolvimento sustentável para o Brasil. “As universidades são as únicas instituições capazes de fazer isso. Conclamo todos os reitores a nos juntarmos para oferecer à sociedade alternativas de desenvolvimento sustentável”, afirmou.

Voltando-se para Brand Arenari, Raul disse que espera manter a boa parceria com a Prefeitura de Campos dos Goytacazes. “Brand, vamos trabalhar muito. A Prefeitura tem sido uma parceira importante nos últimos anos e vamos continuar. Graças a esta parceria, hoje temos projetos sociais para jovens carentes que moram no entorno do campus e que até então não tinham a nenhuma opção de cultura e esporte. Hoje eles fazem isso dentro da Universidade”, disse.

Raul falou ainda sobre a melhoria das instalações da Casa de Cultura Villa Maria. Informou que foi obtido junto à Faperj R$ 1,5 milhão para uma reforma do prédio. Também está entre seus objetivos fazer com que a sociedade de Macaé se sinta mais próxima do campus da UENF no município. “A construção do campus de Macaé foi feita de costas para a cidade de Macaé. Como fazer com que a comunidade sinta que aquela construção pertence a ela?”. Segundo ele, já estão sendo feitas ações para mudar isso e uma delas é uma parceria com a Prefeitura de Macaé para oferta de estágio aos alunos da Universidade.

Lembrando que no próximo ano a UENF vai receber os duodécimos integrais, ele reafirmou seu compromisso em implantar o orçamento participativo dentro da Universidade. “O desenvolvimento dos Centros e dos Campi é desenvolvimento da UENF. Podem ter certeza que todos os diretores terão o apoio da Reitoria”, disse. “Conclamo a todos para que nos juntemos em defesa da UENF. A eleição acabou. É hora de nos unirmos”.

Rosana Rodrigues, agora vice-reitora, disse que há exatos 22 anos, na mesma hora, defendia sua tese de doutorado, uma das primeiras a serem defendidas na UENF. Agradeceu a presença do professor Nilton Rocha Leal, seu orientador e grande incentivador, que participou da criação da UENF e hoje é presidente da Pesagro-Rio. “Trabalhar como doutoranda na construção da UENF foi uma experiência incrivel. A honra de conhecer o educador Darcy Ribeiro foi e é inestimável. Temos que trabalhar incessantemente para honrar o professor Darcy Ribeiro, que hoje dá nome a esta instituição”, disse.

Rosana disse que a defesa da universidade pública será sempre sua bandeira. “Chegar aqui hoje é o resultado de uma trajetória improvável para uma menina de família humilde. Isso só foi possível porque cursei escola e universidade pública. Por isso reafirmo meu compromisso com a universidade pública de qualidade. Todos têm o direito a uma educação que permita chegar aonde cheguei”, afirmou.

Ao passar o cargo de reitor a Raul Palacio, o professor Luís Passoni  disse que, mesmo com as dificuldades que ocorreram em sua gestão, muitos avanços foram obtidos. Entre outras coisas, lembrou do fim da Fenorte e da incorporação dos seus 84 servidores à UENF, da indicação de técnicos para os cargos administrativos, do apoio financeiro da Assembleia Legislativa no momento mais crítico da Universidade e da conquista da autonomia financeira das universidades estaduais, com a aprovação da lei dos duodécimos. “Embora ainda não tenha saído como gostaríamos, é sem dúvida algo que vai entrar para a história”, disse.

Outro avanço elencado por Passoni foi o início da incorporação do Colégio Agrícola, que deixará de fazer parte da Faetec para fazer parte da UENF. “O primeiro passo foi dado, que foi a incorporação do patrimônio, e até o fim do ano o processo deve ser concluído”, disse, informando que já está marcada uma reunião com Brand Arenari para discutir a questão do ensino fundamental. A ideia é que a escola técnica de nível médio fique a cargo da UENF e a escola de ensino fundamental fique com a Prefeitura.

A vice-reitora Teresa Peixoto disse que a gestão que passou foi sui generis. Ela lembrou dos momentos difíceis pelos quais a Universidade teve que passar, devido à falta de recursos. “Lembro do dia em que, aqui mesmo neste auditório, decidimos levar a UENF à frente, sem segurança, sem salários, enfrentando opiniões divergentes. Todos numa luta, numa resistência. Mas fizemos o que devíamos ter feito. Que os anos seguintes sejam diferentes. Os desafios são muitos, mas continuaremos resistindo. Jamais arredaremos o pé na defesa da educação e do ensino público de qualidade”, afirmou.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Gerência de Comunicação (ASCOM)
Av. Alberto Lamego, 2.000 – Parque Califórnia – Campos (RJ)
Telefones: Ascom: (22) 2739-7815 / 2739-7813
Reitoria: (22) 2739-7003
Email: uenf@uenf.br
Gerente de Comunicação: Vitor Sendra

Fechar menu
plugins premium WordPress Pular para o conteúdo