Reitora da UENF é eleita presidente do Fidesc

A reitora da UENF, professora Rosana Rodrigues, e o professor Rodrigo Lira, da Universidade Cândido Mendes (Ucam), foram eleitos por aclamação, respectivamente, presidente e vice-presidente do Fórum Interinstitucional de Dirigentes de Ensino Superior de Campos dos Goytacazes (Fidesc).

A eleição ocorreu na última quinta-feira, 09/05/24, em reunião na diretoria da Universidade Federal Fluminense (UFF) em Campos dos Goytacazes. A reitora da UENF participou de forma remota, pois não se encontrava na cidade. Esteve presente à reunião o vice-reitor da UENF, professor Fábio Lopes Olivares.

Sob a presidência do professor Jefferson Manhães, ex-reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF), os representantes do Fidesc trataram de temas como o planejamento das ações do Fórum para o ano corrente, estabelecimento de uma interação com pesquisadores da Coppe-UFRJ na temática descomissionamento de plataformas de petróleo e gás e para tratar da sucessão na representação do Fidesc, com o encerramento do mandato do professor Jefferson Manhães.

O ciclo de gestão no Fidesc é de quatro anos e a organização tem por finalidade promover a integração das instituições de ensino superior de Campos dos Goytacazes, apoiando e fortalecendo ações conjuntas para o desenvolvimento da educação e da ciência. O diálogo com a sociedade e o aumento de ofertas de oportunidades para os estudantes também tem sido buscado pelo Fidesc, que já realizou seis Feiras de Oportunidades, aproximando estudantes e instituições públicas e privadas para realização de estágios e treinamentos.

— É com gratidão e humildade que agradeço a confiança depositada em mim ao me elegerem para a presidência do Fidesc. Assumo esta tarefa com muita honra e o compromisso de trabalhar pelo ensino superior nas nossas instituições de ensino. Será um grande desafio substituir o professor Jefferson, que estava à frente da instituição desde 2015 e que realizou um trabalho de excelência durante sua gestão, sempre muito dinâmico e participativo. Vamos procurar seguir seu exemplo, mantendo o diálogo e as parcerias, ampliando o alcance das ações do Fidesc, sempre de forma coletiva — afirmou a professora Rosana.

— Temos um grande desafio pela frente de aproximar as instituições de ensino superior ainda mais do poder público, das empresas e da sociedade, para que possamos trilhar caminhos de desenvolvimento alinhados às vocações locais. A gratidão é enorme aos colegas dirigentes que me escolheram para participar dessa gestão do FIDESC, e o entusiasmo é ainda maior pela possibilidade de trabalhar ao lado da professora Rosana Rodrigues, que é uma referência para todos nós — afirmou Rodrigo Lira.