Homenagem foi realizada na quarta-feira na Câmara de Vereadores de Campos dos Goytacazes-RJ
A reitora da UENF, Rosana Rodrigues, foi contemplada com o título de cidadã campista. A comenda foi aprovada por unanimidade pelos edis na quarta-feira, 04/12/2024, na Câmara de Vereadores de Campos dos Goytacazes-RJ, na última sessão do legislativo municipal no ano de 2024. A homenagem foi uma indicação do vereador André Oliveira.
A reitora da UENF destacou que receber o título de cidadã campista é uma honra imensa.
— Esta cidade, com sua história rica, sua força cultural, tornou-se parte da minha vida e da minha trajetória. Aqui construí toda minha carreira acadêmica. Ser reconhecida como cidadã de Campos dos Goytacazes é mais do que uma distinção: é um compromisso renovado de continuar contribuindo para o desenvolvimento deste território. Agradeço de coração à Câmara, ao vereador André e ao povo campista por essa homenagem que levo com gratidão e respeito — afirmou Rosana.
O vereador informou que a honraria de título de cidadania campista é o reconhecimento da Câmara para pessoas que contribuíram para o município, mas que não nasceram aqui.
— A magnífica reitora nasceu na capital do estado, mas está em Campos há mais de 30 anos contribuindo para nossa comunidade através da UENF, onde foi aluna e chegou ao cargo máximo de reitora dessa universidade que é orgulho de todos campistas. É o nosso reconhecimento para os que adotaram nossa cidade de coração. Fico muito feliz em poder conceder esse título à professora Rosana Rodrigues — disse André.
Rosana Rodrigues – Rosana Rodrigues nasceu no Rio de Janeiro e graduou-se em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro-UFRRJ, concluiu o mestrado em Fitotecnia na UFRRJ, doutorado em Produção Vegetal na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro-UENF (1993-1997) e pós-doutorado em Biologia Molecular na University of Florida (2003-2004). É Cientista do Nosso Estado pela Faperj e bolsista de produtividade nível 1B do CNPq. Está na UENF desde a sua fundação e atualmente é Professora Associada I, no Laboratório de Melhoramento Genético Vegetal do Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias. Atua como coordenadora e professora de disciplinas na graduação e na pós-graduação, estando vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas da UENF, credenciado pela CAPES (nível 6). Coordena projetos de pesquisa e de extensão. Atua como consultora ad hoc para agências de fomento e periódicos nacionais e internacionais. Atuou como editora científica dos periódicos Horticultura Brasileira e Tropical Plant Pathology. Experiência em gestão acadêmica: assessora da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UENF e Coordenadora do PIBIC/CNPq/UENF nos períodos de 2002 a 2003 e 2005 a 2007; membro da Diretoria Nacional da Associação Brasileira de Melhoramento de Plantas (SBMP) de agosto de 2009 a agosto de 2011. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas da UENF (Nota 6 – Capes) de 2013-2015. Foi Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UENF de Janeiro de 2016 a Junho de 2019, e Vice-Reitora da UENF de 2020 a 2023 (julho). Atualmente é Reitora da UENF, membro do Conselho Superior da Faperj e do Comitê de Assessoramento da Agronomia no CNPq. Atua principalmente nas áreas de Melhoramento de Plantas, Recursos Fitogenéticos para Alimentação e Agricultura, Resistência de Plantas a Doenças e Interação Planta-Patógeno. Publicou 164 artigos científicos com 4640 citações e H =38 (Google Scholar), 2252 citações e H=27 (Scopus ID 16242657800) e 1649 citações e H=24 (Web of Science Research ID C-4152-2013) (coletado em 29.07.2023); é autora/co-autora de sete capítulos de livros, tem três cultivares protegidas e 10 registradas. Coordena projeto de extensão com atividades em três municípios do Norte-Noroeste Fluminense. Coordena sete projetos de pesquisa apoiados pelo CNPq e pela FAPERJ. Mentora da Empresa Júnior Engloba Consultoria. Coordena projeto de implantação da infraestrutura do Parque Tecnológico Agropecuário do Norte Fluminense – ParTecAgro, com apoio da Faperj.
(Jornalista: Wesley Machado / Ascom UENF)