Ressaca na Villa: um resgate do carnaval campista

Em sua 6ª edição, evento traz grupo de samba do Morrinho, Lyra de Apolo, Boi Arrastão e muitas outras atrações

Quem disse que o Carnaval acabou? Na Casa de Cultura Villa Maria, da UENF, o sábado (24/02) será inteiramente dedicado à folia, com a realização da 6ª edição da Ressaca na Villa. As atrações, que começam às 14h e se prolongam até a noite, incluem shows de samba para adultos e crianças, oficinas  e exibição de documentário.

O diretor de Cultura da UENF, Giovane Nascimento, ressalta que um dos objetivos da Ressaca na Villa é uma maior aproximação com a cultura popular e com o que há de melhor no Carnaval de Campos dos Goytacazes e região. As atrações incluem a Lyra de Apolo, o Boi Arrastão, a sambista Leny Moraes e o grupo de samba do Morrinho, entre outros.

— A ideia é ir, aos poucos, retomando esses espaços do samba construídos tradicionalmente e torná-los protagonistas do evento. Esse ano, temos o Morrinho, mas nos próximos queremos trazer outras comunidades. É importante também o sentido formativo, ou seja, entender o carnaval como espaço de cultura e formação de valores — afirma Giovane.

Ressaca na Villa de 2023

Morrinho – O bairro do Morrinho é considerado um dos principais redutos do carnaval campista. Localizado entre o Parque Rosário e o Parque João Seixas, o Morrinho abriga diversas agremiações carnavalescas — uma delas é o Boi Arrastão, que também estará presente na Ressaca na Villa. O grupo de samba do Morrinho fará o show da noite, intitulado “Morrinho vai à Villa”, a partir das 20h.

Ainda faz parte da programação a exibição do documentário “Manifesto do Samba”, por Jorge da Paz Almeida, produzido pela Unidade Experimental de Som e Imagem da UENF (UESI). Também conhecido como “Jorge Chinês”, Jorge da Paz Almeida, falecido em 2009, foi um expoente na história do carnaval do Morrinho e do município de Campos como um todo.

A apresentação do Boi Arrastão será junto com a Banda Lyra de Apolo, considerada a mais antiga da cidade, que este ano completa 154 anos de idade. A Lyra de Apolo tem uma ligação antiga com a Casa de Cultura Villa Maria. Isso porque Maria de Queiroz, a Finazinha — antiga proprietária do palacete Villa Maria — era madrinha da banda. Por diversas vezes, a banda se apresentou no local quando este ainda era residência de Finazinha.

História – A Ressaca na Villa foi realizada pela primeira vez em 2017, na gestão da professora Simonne Teixeira à frente da Casa de Cultura Villa Maria. Como naquele momento a UENF passava pelo problema da falta de repasse de verbas, o evento também serviu para angariar produtos de limpeza. A primeira Ressaca foi um sucesso e continuou na gestão seguinte, da professora Priscila Castro, sendo interrompida somente durante a pandemia de Covid-19.

— A ideia era aproveitar o restinho do carnaval e, ao mesmo tempo, colocar a Villa na pauta da cidade com uma atividade cultural. O evento também marca o inicio do ano letivo. E foi muito legal porque teve continuidade. Acho que esse é o papel de uma casa de cultura, e se temos condições de manter essa atividade ao longo do tempo vamos consolidando mais ainda esse espaço e esse momento, principalmente, de final do carnaval, de celebrar essa folia — disse Simonne.

Recomendações para o evento:

– Evento solidário – Traga um quilo de alimento não perecível (arroz, feijão, macarrão e leite) ou produto de limpeza. O material arrecadado será doado posteriormente a uma instituição de caridade.

– Lotação –  Chegue cedo, pois o evento é sujeito a lotação.

– Sustentabilidade – Traga seus copos de casa. A distribuição de copos descartáveis será limitada.

Animais e cadeiras – É permitido levar animal de estimação (desde que preso à coleira) e cadeira de praia.

Veja a programação completa:

Ressaca na Villa

14h – Oficinas de Instrumentos e Fantasias

– Instrumentos (asalato) – Priscila Castro

– Fantasias com materiais recicláveis – Soraya Ateliê      

15h – Ressaquinha – Show com o Grupo Cirandarte

16h30 – Encontro da Lyra com o Boi Arrastão

16h30 Exibição do documentário “Manifesto do Samba”, por Jorge da Paz Almeida – produção UESI/UENF                                                                                                                                                                17h – Show “Bambas da Planície” (Leny Moraes)

20h – Show “Morrinho vai à Villa” (Grupo de Samba do Morrinho)

Fechar menu
plugins premium WordPress Pular para o conteúdo