Reunião de Emenda Participativa aprova proposta da UENF

logo-informativo.jpg-melhorado-PARA-PORTAL

Campos dos Goytacazes (RJ), sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Reunião de Emenda Participativa aprova proposta da UENF

Foi realizada na tarde da última quinta-feira, 26/09/19, no Centro de Convenções da UENF, uma Reunião de Emenda Participativa promovida pelo deputado Glauber Braga (PSOL-RJ). Na ocasião, foram apresentadas e votadas propostas da Universidade. A proposta vencedora foi “Ciência e conhecimento para o interior fluminense”, apresentada pelo pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Olney Motta. O projeto, voltado para a popularização da ciência, prevê a instalação de uma tenda cultural no campus da UENF, para a realização de eventos dirigidos à comunidade.

Estiveram presentes os assessores Landri Schettini, Alice Agmar Velasco, Maximiliano Narciso e Tatiana Maroti. Eles informaram que as reuniões de emenda participativa são rotineiras e que o deputado não compareceu porque estava na sessão do Congresso. Os outros projetos apresentados pela UENF foram “Aquisição e instalação de sistema de geração de energia fotovoltaica” (que ficou em segundo lugar) e “Controle populacional de animais errantes do Parque Estadual Lagoa do Açu” (último colocado).

Schettini explicou que cada deputado pode indicar ao orçamento da União emendas num total de R$ 15 milhões. Metade deste valor é dirigido à área de saúde. Segundo Schettini, o deputado Glauber Braga decidiu priorizar, este ano, a área de educação na destinação dos R$ 7,5 milhões restantes. Para a UENF, foi destinado o valor de R$ 500 mil. “Os recursos serão lançados no orçamento de 2020. Mas a Universidade terá que cumprir uma série de exigências para que os recursos sejam liberados”, disse.

O assessor informou que este tipo de reunião vem sendo realizado pelo deputado Glauber Braga em todos os seus mandatos — este é o quarto. “Nestas reuniões todos têm direito a apresentar suas propostas e todos têm direito a voto. O deputado não interfere nas propostas escolhidas. O plenário é soberano. É um esforço para democratizar a escolha das emendas”, disse. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Gerência de Comunicação (ASCOM)
Av. Alberto Lamego, 2.000 – Parque Califórnia – Campos (RJ)
Telefones: Ascom: (22) 2739-7815 / 2739-7813