Roda de Conversa discute hoje ‘Educação e relações étnico-raciais’

• Categoria do post:Notícias

Evento é promovido pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da UENF (NEABI)

Será realizada nesta quarta-feira, 05/06/24, de 18h30 às 21h, no Auditório 4 do Centro de Convenções da UENF, uma Roda de Conversa sobre o tema “Educação e relações étnico-raciais: acesso e permanência de cotistas negros/as nas Instituições de Ensino Superior”. O evento é promovido pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) e terá como palestrante o professor Amauri Mendes Pereira, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Doutor em Ciências Sociais, Amauri atua principalmente com os seguintes temas: História da África; Diáspora Africana nas Américas; Teoria Social e Estudos de Relações Raciais; Educação e Questão Racial no Brasil; Movimento Negro; e Movimentos Sociais. Amauri M. Pereira é Professor Adjunto do DTPE-IE-UFRRJ e do PPGEduc- Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRRJ. Para mediar a Roda de Conversas, estará participando a bolsista de Extensão Esthér Severiano.

As inscrições poderão ser feitas até às 14h AQUI.

As Rodas de Conversa são promovidas pelo NEABI/UENF com o intuito de promover ações educativas, intervenção social, equidade e combate ao racismo. O Núcleo é coordenado pelas professoras Maria Clareth Gonçalves Reis e Lilian Sagio Cesar, do Centro de Ciências do Homem da UENF (CCH). As Rodas de Conversa são organizadas pelo Projeto de Extensão “10 anos do NEABI: relações étnico-raciais e ações afirmativas”.

Em agosto de 2023, o núcleo começou as atividades com o projeto de extensão coordenado pela professora Clareth Reis. O projeto conta com dois estudantes discentes: Esthér Severiano, de Licenciatura em Pedagogia, Gabriel Gravina, de Ciência da Computação, e três bolsistas de Universidade Aberta: Laura de Almeida Gloria Lucio, formada em geografia pelo IFF, Lucas Jordão Souza e Lunny Macedo Martins, que cursam Design Gráfico no IFF. As atividades realizadas pelo projeto estão sendo registradas por meio de diários de campo, fotografias e gravações audiovisuais que, posteriormente, serão transformadas em pequenos vídeos para divulgação do projeto, inclusive, nas redes sociais.

Além das ações realizadas com estudantes do ensino médio da escola Alcebíades Schwartz, localizada em Conselheiro Josino, o projeto de extensão também realiza ações voltadas aos estudantes cotistas negros/as da UENF.