Semana de Meio Ambiente tem Feira de Ciências a UENF

Mais de 300 estudantes de escolas de Campos dos Goytacazes e municípios vizinhos estão participando da Feira de Ciências da UENF, que começou hoje, 05/06/23, e se estende até amanhã, marcando o Dia Internacional do Meio Ambiente. Aberta ao público, a Feira ocorre das 9h às 17h, no Foyer do Centro de Convenções Oscar Niemeyer, no campus da UENF.

Um dos estandes da Feira apresenta o projeto “A importância das formigas no meio ambiente: educação ambiental e divulgação científica”, coordenado pela professora Ana Maria Matoso Viana Bailez. Um dos objetivos é mostrar que as formigas cortadeiras, embora sejam estigmatizadas por destruírem plantações, têm um papel fundamental no equilíbrio ecológico.

— Elas alteram a morfologia do solo ao construírem túneis, fazendo com que entre mais oxigênio e nutrientes na terra. Toda essa matéria orgânica que elas cortam das plantas posteriormente vira adubo. Além disso, elas são importantes dispersoras de sementes, sem falar que abrem clareiras para que outras mudas possam crescer com a luz do sol — disse o estudante Guilherme Iezo, que integra o projeto.

Outro estante está apresentando o programa de extensão “Agregando Valor ao Bagaço de Cana de Açúcar de Campos dos Goytacazes”, coordenado pela professora Márcia Giardinieri de Azevedo. No local, estão expostos produtos artesanais e estruturais que utilizam como matéria-prima o bagaço da cana-de-açúcar. O programa tem parceria com a Usina Cana Brava.

— Fazemos o beneficiamento do bagaço e confeccionamos as peças artesanais com uma massa biodegradável. Numa outra vertente, chamada industrianato, utilizamos uma resina vegetal para confeccionar peças mais estruturais. Contamos com um grupo grande, com artesãos, alunos de diversos cursos (Engenharia de Materiais, Química, Agronomia), além de voluntários — conta a coordenadora.

A Feira traz ainda um posto de coleta de óleo usado da empresa Águas do Paraíba. Quem levar uma garrafa pet de 2 litros cheia de óleo usado recebe em troca um detergente. A coleta faz parte do projeto “Trata Óleo”.

A Feira está recebendo alunos das seguintes escolas: Colégio Estadual Dr. Newton Alves, Colégio Multiplos – Itaocara, Instituto Superior de Educação Prof. Aldo Muylaert (ISEPAM), Ciep Vereador Said Tanus José, Colégio Resolve Educação – Carmo, Colégio Resolve Educação – Cordeiro, Colégio Batista Múltiplos em Cambuci Colégio Estadual Visconde do Rio Branco, Colégio Estadual Dr. Barros Barreto e C. E. Paulo Roberto Duarte de Mendonça.

Os estudantes que participam da Feira são recepcionados pelo projeto “Conhecendo a UENF”, desenvolvido pela Assessoria de Comunicação da UENF (ASCOM). Além de conhecerem os projetos, eles recebem informações sobre o funcionamento da Universidade, como cursos ofertados, bolsas e benefícios, além de conhecer o campus universitário. Durante a tarde, os participantes também puderam assistir a uma apresentação do Coral da UENF.