Seminário Internacional da Pesca Artesanal com inscrições até 20/05

Evento acontece de 21 a 23 de maio, no Anfiteatro 4 do Centro de Convenções da UENF

Nos dias 21, 22 e 23 de maio o Centro de Convenções da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) recebe o 1º Seminário Internacional na Pesca Artesanal, organizado pelo Projeto de Educação Ambiental Pescarte (PEA Pescarte). O objetivo do evento é promover a reflexão e discutir políticas públicas voltadas à pesca artesanal nos âmbitos municipal, estadual e federal. [INSCREVA-SE AQUI]

O evento é destinado aos integrantes da cadeia produtiva da pesca artesanal, autoridades, equipe técnica e pesquisadores. A programação vai contar com mesas-redondas e palestras com temas que envolvem os desafios, as perspectivas e as estratégias para o fortalecimento da pesca artesanal no Brasil, além da apresentação de dados do Censo da Pesca, realizado pelo Pescarte em 2016 e 2023.

Entre os participantes estão Natália Tavares, do Ministério de Pesca e Aquicultura; Renatinho Ceciliano, Secretário Municipal da Casa Civil; Vinícius Viana, Secretário Executivo do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf); Úrsula Zacarias e Altivo Almeida, representantes Food and Agriculture Organization (FAO); Narci Nuro de Premegi, do Instituto Nacional do Mar Governo Moçambique; Abdul Nasser, Superintendente da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB); Sílvia Gomez Mestres, Pesquisadora da Universidade Autônoma de Barcelona; Jorge Alexandre Neves, professor e pesquisador da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Marcelo Vianna, Diretor do Departamento de Pesquisa e Estatística da Pesca e Aquicultura (MPA); Matheus de Lima Monteiro, Superintendente Federal de Pesca e Aquicultura (SFPA-RJ); além dos integrantes da cadeia da pesca e dos prefeitos dos municípios da área de atuação do PEA Pescarte. [ACESSE AQUI A PROGRAMAÇÃO]

As mesas e palestras serão mediadas pela Coordenação Técnica do PEA Pescarte, integrantes dos Núcleos Censo, Pedagógico, Estruturante da Pesquisa e de Direitos e Benefícios. O evento será realizado de forma híbrida, presencialmente para as autoridades, equipe técnica, pescadores, convidados, representantes da Petrobras, IBAMA e Ipead. Os demais participantes poderão acompanhar a transmissão pelo YouTube, no canal do Pescarte.

Gisele Braga é supervisora do Núcleo Estruturante da Pesquisa, integrante da Comissão Organizadora do Seminário e destacou uma das atividades que fazem parte da programação.

“Cerca de 350 pessoas estão inscritas no Seminário até o momento. Para se inscrever, é só acessar as redes sociais do Projeto Pescarte, da UENF e acessar o link da plataforma Even. Um dos pontos altos do evento será a formulação da nossa carta de propostas, que elencou demandas das comunidades de pesca dos 10 municípios de atuação do Pescarte e será encaminhada ao poder público nas esferas municipal, estadual e federal. O documento foi formulado ao longo dos últimos quatro anos e pretende sistematizar demandas que possam orientar políticas públicas para o setor”, completou.

De acordo com o coordenador técnico do projeto, Geraldo Timóteo, o evento é uma oportunidade para discutir os rumos da pesca artesanal nos próximos anos.

“Com o Seminário Internacional da Pesca Artesanal temos o objetivo de fomentar o diálogo entre pescadores(as) artesanais, prefeitos, representantes do Ministério da Pesca e Aquicultura, gestores e pesquisadores especialistas na área, porque acreditamos na construção de redes colaborativas que beneficiem as comunidades pesqueiras”, finalizou.

NOTÍCIAS

EDITAIS