Sessão Solene do CONSUNI pelos 29 anos da UENF

• Categoria do post:Notícias
A Mesa teve a presença do reitor e da vice-reitora (ao centro) e dos diretores de Centro

“A crise da educação no Brasil não é uma crise; é projeto”. A frase de Darcy Ribeiro, idealizador da UENF, foi lembrada na tarde de ontem, 16/08/22, durante a Sessão Solene do Conselho Universitário em comemoração aos 29 anos da UENF, pela vice-reitora Rosana Rodrigues. Ela destacou a importância do ingresso da UENF na UNAI (Iniciativa Impacto Acadêmico das Nações Unidas), justamente num “momento difícil pelo qual passam as universidades brasileiras”.

“No início, a UENF era um sonho de toda a comunidade, que encontrou solo fértil em três notáveis brasileiros: Leonel Brizola, Darcy Ribeiro e Oscar Niemeyer. Juntos, eles conseguiram motivar um conjunto de pesquisadores que encontraram os meios de implantar uma universidade inovadora. Vinte e nove anos depois, estamos aqui hoje celebrando a UENF que, a despeito de todos os obstáculos, segue atuando com excelência no ensino, pesquisa e extensão”, afirmou.

Relembrando o desafio que foi retornar às atividades presenciais, o reitor Raul Palacio ressaltou o resultado da avaliação discente do 1º semestre de 2022, na qual os alunos demonstraram muita vontade de continuar na Universidade. “No formulário pedimos que o estudante colocasse uma palavra para definir o semestre. Tivemos palavras como ‘exaustivo, difícil, satisfatório, readaptação’. Mas ninguém colocou ‘quero ir embora’ ou ‘não quero ficar’. Esses são os estudantes que temos e minha função aqui é fazer com que todos se sintam bem”, disse, lembrando que a avaliação foi fundamental para que os alunos colocassem suas necessidades e o que pensam da Universidade.

O reitor agradeceu às Pró-Reitorias pelo empenho, ressaltando o esforço da PROGRAD na melhora da Graduação. Na ProPPG, citou o aporte de quase R$ 20 milhões para novos equipamentos e manutenção de equipamentos já existentes, bem como o aumento das bolsas de estudantes. Na PROEX, frisou o forte compromisso de interação com a comunidade, destacando os projetos Paraesporte, Terceira Idade e Conhecendo a UENF, entre outros. Citou ainda a nova pró-reitoria, PROAC, que recentemente publicou o edital de empréstimo de bicicletas e que em breve estará publicando o primeiro edital de auxílio-moradia, no qual serão oferecidas 500 bolsas de R$ 400.

O diretor do Centro de Biociências e Biotecnologia (CBB), Vanildo Silveira, disse que a UENF foi criada para desenvolver a região e está cumprindo o seu papel. ‘É visível a mudança do próprio entorno da Universidade. Isso mostra os benefícios diretos e indiretos da UENF na região”, disse. Ele entregou homenagens aos servidores do CBB Kátia Valevski Sales Fernandes (professora) e Beatriz Ferreira Ribeiro (técnica).

O diretor do Centro de Ciências do Homem (CCH), Rodrigo Caetano, ressaltou o “espírito de companheirismo” da UENF. “A Universidade é um ambiente polêmico, mas democrático. Temos conseguido superar muitas dificuldades com este espírito que circula nos nossos servidores. Isso nos alimenta e nos faz enfrentar o que vem pela frente. A UENF é para várias gerações. Estamos deixando aqui nossa contribuição”, disse. Em seguida, foi feita homenagem à técnica do CCH Marta Celeste Leandro Sales de Freitas.

Coral da UENF

O diretor do Centro de Ciência e Tecnologia (CCT), Oscar Alfredo Paz La Torre, agradeceu a toda a equipe que trabalha na Direção do Centro. Ele disse que o mundo mudou e a UENF também precisa avançar continuamente, defendendo a elaboração de um novo PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) para que a Universidade possa efetivamente contribuir para o desenvolvimento da comunidade regional.

No CCT, foram homenageados os servidores Marcelo Silva Sthel (professor) e Luiz Antônio Miranda Meirelles (técnico). Também foram prestadas homenagens aos servidores do Centro que tiveram aposentadoria compulsória: os professores Geraldo Galdino de Paula Júnior e Edson Correa da Silva, e o técnico Antonio Luiz Ayres.

O diretor do Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias (CCTA), Manuel Vazquez Vidal Júnior, destacou o fato de a UENF estar sempre “bem hankeada“, sendo sempre um desafio manter estes bons índices ano a ano. Disse que o Centro está enviando para a Capes mais duas propostas de novos cursos de Graduação. “Quem sabe no aniversário de 30 anos da UENF possamos estar aqui também comemorando a abertura do curso de Engenharia de Alimentos, já aprovado pelo CONSUNI?”, disse. Pelo CCTA, foram homenageados os servidores Dálcio Ricardo de Andrade (professor) e Marcelo Ferreira Rebel (técnico).

Durante a cerimônia, a Reitoria prestou homenagem também aos servidores Ivisson Pinheiro (PROEX), Marcelo Viana Pacheco (Prefeitura) e à professora Ana Bárbara Freitas Rodrigues Godinho (CCTA). Também foi homenageado o Projeto Paraesporte, desenvolvido na UENF, pela oportunidade de inclusão social de centenas de jovens. A Reitoria ainda homenageou os servidores que se aposentaram ao longo do último ano: Arno Vogel, Vera Lúcia Deps, Ronaldo Lerner, Martha Lima de Oliveira, Mário César Rangel da Silva, José Higino Gomes de Souza, Milton Pereira Soares Junior, Eulogio Carlos Queiroz de Carvalho e Edson Correa da Silva.

A cerimônia foi encerrada com uma apresentação do Coral da UENF. Na abertura da Sessão Solene, foi apresentado um vídeo produzido pela Assessoria de Comunicação da UENF.