UENF abre 558 vagas para o SiSU a partir desta terça, 15/02

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) eleva as chances de o jovem escolher a graduação desejada na universidade que sempre sonhou. Na Universidade Estadual do Norte Fluminense não faltam exemplos de estudantes que se esforçaram, até saíram de suas cidades e conseguiram ingressar na instituição que se destaca entre as melhores do país.

Em 2019, Daniel Terra Gomes realizou o sonho de ingressar na UENF. Morador de Macaé, o jovem de 22 anos, filho de empregada doméstica e pedreiro, sempre trilhou o seu caminho no ensino público.

“Entrei na UENF através do SiSU, pela ação afirmativa. Ingressar na Universidade foi um marco pra mim. A partir daquele momento, tive a oportunidade de sonhar e ir mais longe… à minha frente abriram-se caminhos que antes não sabia que seriam possíveis. Hoje posso trabalhar para oportunizar uma realidade melhor aos meus pais, além de colaborar para o enriquecimento científico do país e do mundo”, ponderou.

E, seguindo o exemplo do Daniel, a partir desta terça-feira (15/02), 558 jovens poderão se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), no endereço eletrônico http://sisu.mec.gov.br. Neste ano, as vagas estarão disponíveis em 16 cursos, para ingresso apenas no primeiro semestre. Acesse [AQUI] o edital.

Ao todo, a Universidade oferece 304 vagas para ampla concorrência e 254 vagas destinadas às ações afirmativas. A oportunidade é voltada aos estudantes que participaram do último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e a seleção dos candidatos será realizada de acordo com as notas do Exame.

Os candidatos podem se inscrever até sexta-feira, 18 de fevereiro. O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 22/02. O estudante que for aprovado deverá fazer a matrícula de 23 de fevereiro até 08 de março. Já o prazo para participar da lista de espera será iniciado também no dia 22 deste mês.

De acordo com Raul Palacio, reitor da Universidade, o SiSU é um importante instrumento de democratização e oportunidade para um ensino público de qualidade.

“O SiSU oportuniza o ingresso de jovens de várias regiões do Brasil na UENF. Atualmente é possível reconhecer a representação do país como um todo dentro da instituição. Um outro ponto de destaque é a democratização do ensino, para os estudantes de ações afirmativas e de ampla concorrência, porque o universitário da UENF aprende também com as diferentes realidades. Numa instituição de ensino o aprendizado não se restringe ao conteúdo na sala de aula, mas também compartilhando realidades distintas, resultados e experiências. Durante o processo de formação, a UENF promove uma igualdade no ensino, eliminando as diferenças entre os jovens que vieram do ensino público e privado”, completou.

Daniel sempre quis se dedicar à área de tecnologia. Em breve o rapaz vai iniciar o 5º período de Ciência da Computação, no campus de Campos dos Goytacazes. Ele relembra a reação da mãe, quando teve que optar por parar de trabalhar para se dedicar aos estudos.

“Fui o primeiro da minha família a entrar em uma universidade da magnitude da UENF. Lembro bem o dia que fui contar para minha mãe que eu iria largar o emprego e me dedicar à faculdade. No momento ela não entendeu muito bem o porquê, mas hoje ela vê a extrema importância de cursar o ensino superior”, finalizou.