UENF adere à Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP)

Representantes da universidade Estaduais e Municipais assinaram o Termo de Adesão a Rede Nacional de Comunicação Pública

Em uma cerimônia realizada no último dia 6 de março, a UENF aderiu a Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP). O evento consolidou a parceria com Universidades Estaduais e Municipais. Constituída em 2010, a RNCP é formada por emissoras de TV e rádio que atuam por todo país, propiciando cultura e informação. Atualmente, segundo a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), é a quinta maior rede de radiodifusão do país, com 72 emissoras de TV e 41 estações de rádio em pleno funcionamento. Essas emissoras retransmitem parte da programação da TV Brasil e das rádios da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Responsável pela comunicação pública vinculada ao Poder Executivo Federal, a EBC fornecerá apoio às afiliadas para licenciamento das estações e implementação dos canais. Além de promover conteúdos de excelência reproduzidos pelas instituições públicas de ensino em nível nacional e também disponibilizará sua programação gratuitamente aos institutos parceiros.

Para a reitora da UENF, Rosana Rodrigues, a participação da UENF possibilitará uma maior interação com o público: “Ao aderir a Rede Nacional de Comunicação Pública, a UENF dá um grande passo para levar suas pesquisas à sociedade, participar da expansão da vai fortalecer nossa interação com a sociedade”, afirmou.

Para o diretor presidente da EBC, Jean Lima, essa parceria com as universidades públicas é muito importante: “Nós vamos poder interiorizar nosso conteúdo, dar acesso à população ao conteúdo regional, às informações, e com isso combater as fake news, fortalecendo a democracia”.

Nos próximos dias a UENF receberá uma equipe da EBC para uma visita destinada implantação ajustes técnicos do projeto.