UENF completa 31 anos nesta sexta-feira

  • Categoria do post:Notícias

Programação de aniversário foi apresentada em entrevista coletiva na Casa de Cultura Villa Maria, onde também foi realizada homenagem póstuma a Finasinha Queiroz, doadora do palacete à Universidade

A programação pelos 31 anos de aniversário da UENF começou nesta segunda-feira, pela manhã, na Casa de Cultura Villa Maria, com a Cerimônia de Outorga do título de Benemérita a Finasinha Queiroz — a campista responsável pela doação do palacete Villa Maria à UENF. Antes, foi realizada uma entrevista coletiva na qual a reitora da UENF, Rosana Rodrigues, e o vice-reitor, Fábio Lopes Olivares, divulgaram a programação do aniversário da Universidade, que se estende até o final de agosto. O aniversário da UENF ocorre nesta sexta-feira, 16/08/24.

Nesta terça-feira, 12/08/24, o dia começa com três eventos importantes, a partir das 9h: o “Presente Solidário”, no qual o Campus Leonel Brizola receberá o ônibus do Hemocentro de Campos dos Goytacazes; o Encontro Itinerante do Fórum de Reitores e Reitoras das Instituições de Ensino Superior do Estado do Rio de Janeiro (Friperj) e a Abertura da Feira de Ciências da UENF, ambos no Centro de Convenções Oscar Niemeyer.

Segundo Rosana, o “Presente Solidário” envolve a coleta de sangue e também de material que será analisado para possíveis doações de medula óssea, a ser armazenado em um banco de doadores.

— Sabemos o quanto é difícil  as pessoas terem acesso a esse material. Então amanhã a gente vai ter um ônibus do Hemocentro no campus universitário, que está sendo preparado para isto. Nós contamos com vocês para fazer essa divulgação para que muitas pessoas possam atender a esse nosso chamado. Sabemos que o Hemocentro de Campos é uma referência na região, então o material coletado atenderá a diversos municípios — disse a reitora.

A reitora ressaltou a importância do Encontro Itinerante do Friperj, que vai  discutir um plano de ação para o desenvolvimento do Norte Fluminense, acrescentando que o evento terá a participação de pesquisadores do mais alto gabarito nesta área. Um deles é o professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Mauro Osório, que é o presidente do Friperj. Também participam do encontro os professores José Luís Viana e Érica Tavares, da Universidade Federal Fluminense (UFF).

— É a primeira sessão itinerante do Friperj. Será uma discussão bastante intensa sobre os desafios do Norte Fluminense. Eu entendo que, num ano de eleições municipais, essa discussão vai ser bastante rica. Os candidatos a prefeito e vereador dos municípios obrigatoriamente deveriam participar. O tema é justamente “Trajetórias e estratégias para o desenvolvimento do Norte Fluminense — afirmou Rosana.

A reitora também destacou a realização, no foyer do Centro de Convenções, da tradicional Feira de Ciências da UENF, que apresenta pesquisas, trabalhos de extensão e de iniciação científica. Segundo ela, espera-se a participação de cerca de 400 pessoas durante o evento.

Ainda nesta terça, a partir das 13h, no Centro de Convenções, será realizada a reunião do projeto “Indicações Geográficas Brasileiras: denominação de origem ‘Norte Fluminense’ para o acabaxi”, coordenado pela professora Janie Jasmin, do Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias (CCTA).

— A reunião vai mostrar como anda esse processo de solicitação da indicação geográfica do abacaxi produzido em São Francisco, o que vai fazer uma diferença muito grande, valorizando o produto local e a produção agrícola de São Francisco — disse Rosana, lembrando que o processo começou a partir de uma parceria entre a UENF e a Prefeitura do município.

Homenagem à Finasinha

Ao descerrar a placa em homenagem a Finasinha Queiroz, a reitora da UENF destacou que a UENF está fazendo um resgate histórico.

— A UENF era um sonho dessa cidade, e um dos sonhadores foi Finazinha Queiroz. Ela foi uma mulher à frente do seu tempo, ao destinar este palacete para uma universidade pública — afirmou Rosana.

A reitora ressaltou que o objetivo da Casa de Cultura Villa Maria é trabalhar a cultura e as artes de uma forma diferente.

— A Villa Maria é um espaço para dialogar com a sociedade de uma forma imediata, lógica e emocional. Essa casa tem história e procuramos valorizar a história deste espaço privilegiado com o desenvolvimento de recursos humanos para a formação cidadã por meio das artes — disse.

A cerimônia teve as presenças do vice-reitor da UENF, Fábio Olivares; do ex-reitor da UENF, Luís César Passoni; do diretor de Cultura da UENF, Giovane Nascimento; dos pró-reitores da UENF Juraci Aparecido Sampaio (Graduação), Maria Cristina Canela Gazotti (Pesquisa e Pós-Graduação), Deborah Guerra Barroso (Extensão) e Milton Masahiko Kanashiro (Assuntos Comunitários), além da ex-diretora da Casa de Cultura Villa Maria, Simonne Teixeira e diversos convidados.

Maria Queiroz recebeu o apelido de Finasinha quando pequena, por ter nascido no dia de Finados. Nascida em 1887, Finasinha formou-se professora na Escola Normal de Campos, que na época funcionava no Liceu de Humanidades. Quando tinha 19 anos de idade, casou-se com o engenheiro e industrial Atilano Chrisóstomo de Oliveira, dono das usinas Mineiros e São Pedro do Paraíso.

Por suas ações beneméritas, Finasinha recebeu o epíteto de “Rainha da Bondade”. Costumava distribuir presentes todos os Natais, quando filas imensas se formavam em frente ao portão do palacete Villa Maria.

Finasinha faleceu em 18 de dezembro de 1970, sem deixar herdeiros vivos. Em testamento, ela doou a casa em que residiu para a futura universidade que se instalasse em Campos dos Goytacazes. O prédio ficou abandonado até 1979, quando a Prefeitura se instalou no local, ali permanecendo até 1992, quando a casa passou para as mãos da Universidade que começava a ser construída.

Aniversário ocorre nesta sexta, 16/08

Como ocorre todos os anos, o dia do aniversário da UENF terá a realização de um Conselho Universitário (CONSUNI) Solene, a partir das 14h, no Centro de Convenções Oscar Niemeyer. A data marca a realização da primeira aula magna da Universidade, realizada em 16 de agosto de 1993.

Durante o CONSUNI de Aniversário, haverá homenagem a servidores da UENF, além da outorga da Medalha Darcy Ribeiro ao presidente da Faperj, Jérson Lima e do título de Professora Emérita à professora aposentada do Centro de Ciências do Homem da UENF (CCH), Arlete Sendra,

Veja a programação completa AQUI.