UENF e 5º GBM realizam treinamento com simulação de incêndio

• Categoria do post:Notícias
Os servidores do CCH receberam instruções sobre como proceder em caso de incêndio

A UENF recebeu na última quarta-feira, 21/08/24, uma equipe do 5º Grupamento de Bombeiro Militar (5º GBM Campos) para um treinamento com simulação de incêndio no prédio do Centro de Ciências do Homem (CCH). Na oportunidade, foram realizadas ações educativas e preventivas de segurança, como simulação da evacuação do prédio com a participação de estudantes e servidores da UENF.

A reitora da UENF, Rosana Rodrigues, que esteve presente na ação, destaca que o treinamento de pessoas por meio de simulações de ocorrências de desastres é muito comum em várias partes do mundo e de suma importância para as instituições que levam a sério a preocupação com as pessoas e o patrimônio público.

A reitora Rosana Rodrigues e o vice-reitor, Fábio Olivares (à direita) acompanharam os trabalhos dos bombeiros

— A UENF começou a implantar esse mecanismo de segurança, com o apoio fundamental do 5º GBM Campos, que tem prestado uma contribuição de grande importância para todo o município de Campos dos Goytacazes. Estamos tomando as providências para deixar os campi da universidade mais seguros — afirma Rosana.

O prefeito da UENF, Rogério Castro, informa que a UENF está preparando a licitação para o projeto de reforma do sistema de incêndio. Com o próximo concurso de técnicos, a  Universidade terá servidores da área de segurança do trabalho, o que vai proporcionar a montagem da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e estabelecer o mapa de risco de toda universidade.

— Nossa gestão está tomando medidas para dar segurança a toda a comunidade universitária, conforme nosso plano de gestão. O treinamento de ontem teve o objetivo de passar algumas informações para os usuários do CCH de como se comportar em caso de emergências, treinar evacuação do prédio, verificar funcionamento do alarme e sinalização de saída de emergência e, havendo falhas, planejar ações para mitigá-las. Pretendemos instalar alarmes de emergência e sinalização em todos os prédios — antecipa Rogério.

O diretor do CCH, Geraldo Timóteo, avisa que o treinamento com simulação de incêndio será repetido com mais alunos para que todos saibam como se comportar em caso de incêndio.