UENF e Porto do Açu realizam Oficina de Integração na Villa Maria

A reitora Rosana Rodrigues e o vice-reitor, Fábio Olivares, abriram a Oficina

Com a participação de representantes da UENF e do Porto do Açu, foi realizada na manhã desta quarta-feira, na Casa de Cultura Villa Maria, a Oficina de Integração UENF-Porto do Açu. A reitora da UENF, Rosana Rodrigues, e o vice-reitor, Fábio Lopes Olivares, abriram o encontro, dando as boas-vindas em nome da Universidade. Rosana afirmou que o momento é propício para possíveis parcerias entre a UENF e o Porto do Açu.

— A gente está no momento certo para essa conversa madura, os dois lados sabendo que têm oportunidade de gerar mais, em condições totais de estruturar essa parceria  de forma aberta e transparente. Ambas as instituições caminhando para resolver problemas que têm muita relação com  a nossa comunidade, o nosso entorno, o que, é obvio, envolve o pais inteiro. A UENF está pronta pra contribuir para o desenvolvimento da região, numa parceria muito profícua com o porto do Açu — disse.

Também presente à Oficia de Integração, o diretor de Administração Portuária do Porto do Açu, Vinicius Patel, disse que o objetivo principal do encontro foi estabelecer conexões mais amplas e de longo prazo entre o meio acadêmico, representado pela UENF, e o Porto do Açu. Ele afirmou que o Porto vem se materializando como uma instalação industrial de relevância nacional, e que há um grande potencial para ser explorado em conjunto com a Universidade.

— Precisamos de um planejamento de longo prazo para que se concretizem ações para a formação de mão-de-obra qualificada, desenvolvimento de tecnologia e, acima de tudo, o desenvolvimento e fortalecimento da região Norte Fluminense. Não existe uma sociedade forte sem um meio acadêmico forte. É isso que a gente está buscando fortalecer aqui — afirmou.

O diretor de Administração Portuária fez uma explanação sobre o tema “Expectativas, demandas e possibilidades”. Segundo afirmou, o Porto do Açu é o maior complexo porto-indústria privado do Brasil. Patel disse que a visão da atual administração é tornar o empreendimento “reconhecido como o porto da transição energética do Brasil”, ajudando na redução da “pegada de carbono”.

Após a apresentação do diretor de Administração Portuária, o vice-reitor da UENF, professor Fábio Lopes Olivares, abordou o tema “UENF como polo de oportunidades”. Em seguida, o tema “Oportunidades nas Engenharias” foi abordado pelo professor Afonso Azevedo, assessor da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (ProPPG). A última apresentação foi do diretor do Centro de Ciências do Homem (CCH), Geraldo Timóteo, que falou sobre “Oportunidades na área de Ciências Sociais”.

Também participaram do encontro a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Maria Cristina Canela; o diretor da Agência UENF de Inovação, Gonçalo Apolinário; a professora Maria Cristina Gaglianone; o professor Carlos Maurício Fontes Vieira, entre outros.