UENF e prefeitura de Cabo Frio celebram o “Dia de Darwin”

A Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) e a Prefeitura de Cabo Frio deram mais um importante passo rumo à ciência. Para marcar o aniversário do naturalista britânico Charles Darwin e os 190 anos da sua visita a Cabo Frio, foi realizado o “Dia de Darwin”, na Fazenda Campos Novos, em Tamoios, no sábado (12/02). Na ocasião, o reitor da Universidade, Raul Palacio e o prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio assinaram o termo de cessão da Fazenda, onde vai funcionar o museu científico e a escola de extensão da UENF.

A ação foi um dos últimos passos para a restauração do imóvel do século XVII, que será feita com recursos do Fundo Especial da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). Durante o evento, também foi assinado um acordo de cooperação entre a UENF e as escolas municipais Nilo Batista e Professor Edilson Duarte, com o objetivo de fomentar um intercâmbio entre a Universidade e as instituições.

De acordo com o prefeito, a previsão é que o prédio seja entregue em novembro, quando a cidade completa 407 anos de fundação.

“Muito feliz de neste dia tão especial para a ciência, quando se comemora o Dia de Darwin, podermos trazer de vez a UENF para a Fazenda Campos Novos. A partir de agora, vamos iniciar a recuperação deste prédio, com recursos que vieram da Alerj. Muito importante ressaltar a parceria com as escolas municipais, que também vão colher os frutos dessa união”, destacou.

Para o professor Raul Palacio, a parceria com o município vai trazer bons frutos à sociedade.

“Gostaria de agradecer ao prefeito José Bonifácio, ao seu grupo de trabalho e ao grupo de trabalho da UENF. Essa ação é fruto de um projeto coletivo, que está sendo levado à frente para benefício da sociedade por meio da educação. Atualmente o Brasil passa por uma situação difícil em termos de projeto coletivo e a nossa cooperação assume uma importância extrema. Temos que destacar tudo que envolve Darwin e falar de ciência num momento em que tentam desqualificá-la”, completou.

A programação aconteceu durante todo o dia e contou com diversas atividades, entre elas a Feira do Produtor Rural, Expo Ciência da UENF e a tarde de autógrafos com o professor Luiz Mors Cabral (UFF), que apresentou o livro “O Brasil de Darwin – As contribuições do Brasil para a Teoria da Evolução”.

*Ascom UENF em parceria com Prefeitura de Cabo Frio