UENF lança cartilha no combate ao assédio

A UENF, por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários (PROAC), lançou nesta sexta-feira (6) uma “Cartilha de Combate ao Assédio Moral e Assédio Sexual”. A iniciativa visa oferecer esclarecimentos ao público interno sobre assédio moral e assédio sexual no ambiente de trabalho.

Trata-se de uma iniciativa para promover uma maior conscientização sobre esse tema, com o objetivo de prevenir e coibir práticas relacionadas ao assédio moral e ao assédio sexual. Embora esses temas sejam amplamente discutidos, muitas pessoas ainda não compreendem plenamente o que configura assédio.

A reitora da UENF, Rosana Rodrigues, afirma que, em uma universidade pública com o perfil da UENF, situações de assédio de qualquer natureza são intoleráveis.

— Temos uma universidade. Já realizamos outros encontros para discutir assédio, como rodas de conversa. É um assunto que deve ser tratado com seriedade. É papel da instituição tornar o ambiente universitário seguro e acolhedor. Temos um compromisso com a prevenção e o combate ao assédio, bem como com a sanção dos assediadores. Esta discussão que estamos promovendo é a mais adequada para garantir o respeito. Denúncias falsas prejudicam as pessoas que realmente sofrem assédio. A partir de uma denúncia formal, temos a obrigação de agir de forma justa, adequada, segura e acolhedora. Temos não apenas uma obrigação legal, mas também moral, de acolher as denúncias. Assédio é crime e deve ser punido como tal. Diante de determinadas circunstâncias, essas pessoas terão que responder por seus atos — afirmou Rosana.

Assédio é definido como um conjunto de comportamentos e práticas inaceitáveis, que podem ocorrer uma única vez ou repetidamente, e que visam causar, causam ou são suscetíveis de causar danos físicos, psicológicos, sexuais ou econômicos, incluindo violência e assédio com base no gênero.

O pró-reitor de Assuntos Comunitários, Milton Masahiko Kanashiro, destaca que a expectativa é que todas as pessoas que se sintam assediadas procurem o programa Abrace para fazer a denúncia.

— O programa Abrace UENF vai acolher denúncias de assédio. O e-mail abrace@uenf.br será o primeiro contato para agendar uma conversa com um psicólogo na PROAC, proporcionando um ambiente acolhedor e seguro para que a pessoa vitimada possa relatar sua experiência com sigilo. A cada semestre, faremos uma estatística dos casos para entender a gravidade do problema. Não denunciar é proteger o agressor, que se empodera. A pessoa assediada começa a viver uma situação depreciativa, uma condição de infelicidade crônica que pode levar ao adoecimento e a respostas inadequadas. O ambiente da universidade deve ser acolhedor e saudável — afirmou o pró-reitor.

No último dia 22/08, a UENF lançou o programa “Abrace”, para acolher denúncias de assédio através do e-mail abrace@uenf.br.

Cartilha Combate ao Assédio

EDITAIS