
A UENF participou na manhã desta quarta-feira, 01/10/25, da Temporada França-Brasil 2025, realizada no Windsor Barra Hotel, na cidade do Rio de Janeiro. O evento reuniu representantes de universidades brasileiras, francesas e africanas em um encontro institucional que reforçou os laços acadêmicos internacionais.

Representando a UENF, estiveram presentes o vice-reitor, Fábio Olivares, e o assessor da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), Andrik Risso. Eles participaram das rodadas de estabelecimento inicial de parcerias voltadas à graduação e à pós-graduação.
Segundo Olivares, nessas negociações, foram abertas novas possibilidades de cooperação com instituições francesas de prestígio, como a TBS Education e a Université d’Aix-Marseille, além de articulações voltadas à mobilidade acadêmica, programas de dupla titulação e projetos conjuntos de pesquisa.
— Durante o encontro também foram estabelecidos diálogos estratégicos com a vice-reitora da Universidade de Lagos, na Nigéria, professora Folasade Ogunsola, e com o pró-reitor para cooperação e extensão da Universidade Agostinho Neto, em Angola, professor Sabino Ferreira do Nascimento, ampliando a integração Sul-Sul e estimulando a construção de redes acadêmicas trilaterais entre Brasil, França e países africanos de língua portuguesa e inglesa — disse o vice-reitor.
O evento contou com mesas-redondas, momentos de networking e reuniões bilaterais entre gestores universitários. A programação abordou temas como os desafios da inserção profissional no ensino superior e estratégias nacionais e locais para a internacionalização, consolidando a iniciativa como um espaço privilegiado de cooperação acadêmica internacional.


