Foram apresentados projetos de ensino, pesquisa e extensão, como o Conhecendo a Ciência, Museu de Entomologia, Orquídeas da UENF, Xiloteca UENF, Nudiba e Física Interativa do Cotidiano


A Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro-UENF participou nos dias 16, 17 e 18/10/24 no Jardim São Benedito da XI Semana Nacional de Ciência e Tecnologia Campos dos Goytacazes-RJ. Com o tema “Biomas do Brasil: Diversidade, Saberes e Tecnologias Sociais”, o evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia de Campos dos Goytacazes-RJ e teve a participação de 114 instituições, dentre elas a UENF, IFF, UFF, UFRRJ, FMC, Universo e Estácio.
Com um estande, a UENF apresentou alguns projetos de ensino, pesquisa e extensão, como o Conhecendo a Ciência, Museu de Entomologia, Orquídeas da UENF, Xiloteca UENF, Núcleo de Desenvolvimento de Insumos Biológicos para a Agricultura (Nudiba) e Física Interativa do Cotidiano.

Projeto ensina física com interatividade e ludicidade
O coordenador do projeto Física Interativa do Cotidiano, professor Roberto Faria Júnior, destacou que o objetivo do projeto é que o aluno tenha curiosidade e queira aprender física.
– O projeto iniciou em 2020, na época da pandemia de Covid-19, com vídeos e depois com o foco em feiras de ciências. As crianças são muito sensoriais e usam os cinco sentidos com muita facilidade. Então temos uma estratégia de aulas motivacionais com interatividade e ludicidade. Desde que a pessoa nasce, tudo que tem dinâmica, a física está inserida. A física é nossa vida, nosso dia a dia – afirmou Roberto.
(Fotos: Rafael Serafim/ FIC UENF)
(Jornalista: Wesley Machado)