UENF recebeu a visita do deputado Renan Ferreirinha

A UENF recebeu na última sexta feira, 19 /06/20, a visita do deputado Renan Ferreirinha, vice-presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da ALERJ. O deputado, que também é relator da Comissão Especial da ALERJ que investiga os gastos públicos do governo estadual no combate ao coronavírus, veio a Campos para uma inspeção no Hospital de Campanha e uma visita à UENF.

Na UENF, o deputado foi recebido pelo reitor, Raul Palacio, e pelo chefe de gabinete, Luis Passoni, para uma reunião que teve como pauta a importância da ciência e da educação para a retomada do desenvolvimento do estado.

Na reunião, o reitor solicitou o apoio da ALERJ ao projeto “Povoamento da UENF através da inclusão digital” e também contra a resolução da administração estadual que retirou o pagamento da periculosidade e insalubridade durante a pandemia. Ele lembrou que muitos servidores se encontram trabalhando no momento, inclusive em ações diretas no combate ao coronavírus.

Durante a reunião, eles discutiram também a urgência da implementação dos duodécimos — considerada por todos os presentes como a melhor forma de defender a autonomia plena das universidades — e a eleição para a presidência do CECIERJ.

Um outro assunto abordado foi a preocupação da UENF com a falta de informação das prefeituras da região em relação ao funcionamento do Laboratório de Referência Regional para diagnóstico da COVID19, pois existem prefeituras de cidades próximas que ainda estão enviando exames para o LACEN, no Rio de Janeiro, fazendo com que o laboratório atue com uma demanda inferior a sua capacidade de atendimento. O deputado, como membro da Comissão Especial da ALERJ, reconheceu que essa é uma situação que deve ser revertida com urgência e se comprometeu a buscar uma maior comunicação com as prefeituras da região para que os exames de todas as cidades da região Norte/Noroeste do estado do Rio de Janeiro sejam concentrados em Campos.

O deputado ficou a par das ações que estão sendo tomadas pela UENF e ressaltou a importância da manutenção dos serviços de atendimento do Restaurante Universitário, que mesmo durante a pandemia tem atendido aos alunos e servidores através do fornecimento de quentinhas, possibilitando uma alimentação adequada aos alunos que se mantiveram em Campos durante esse período.

O deputado disse que a UENF vem realizando um excelente trabalho, comprometida com a sociedade e também com a comunidade acadêmica, através do projeto de povoamento do campus através da inclusão digital. Segundo ele, essas ações são importantes para o fortalecimento da relação com a sociedade e também possibilitam evitar, junto à comunidade acadêmica, possíveis problemas de ordem psicológica que possam vir a acontecer durante a pandemia.