UENF recebe cônsul-geral britânico e fomenta novas parcerias

Visita do cônsul-geral britânico ao campus da UENF em Macaé

Na última quarta-feira (10/11) a UENF recebeu o cônsul-geral britânico, Simon Wood, no campus Carlos Alberto Dias, em Macaé. A visita teve o objetivo de promover parcerias entre a UENF e três universidades do Reino Unido. De acordo com a vice-reitora da UENF, Rosana Rodrigues, que participou da reunião, o encontro deu início a novos planos de trabalho com o apoio do Consulado Britânico.

“Nós conversamos sobre prováveis parceria entre a UENF e a Universidade de Aberdeen e outras duas universidades. Uma delas é a Universidade de Hull, com a qual já temos um acordo de cooperação técnica em andamento, com um plano de trabalho em execução. Agora entramos na fase de prospectar parcerias no Reino Unido, com o apoio do Consulado, no Rio de Janeiro, especialmente na área de energia limpa, mas também em outros setores”, completou.

Na reunião, a assessora de Assuntos Internacionais e Institucionais, Angela Pierre Vitória, destacou a colaborações da UENF com o Reino Unido.

“Temos 22 colaborações entre docentes nossos e de outras 17 instituições britânicas. Esta visita abre novas possibilidades de cooperação, o que será muito proveitoso pra nossa comunidade acadêmica “, ponderou.

Wood esteve em Macaé para assinar a renovação do Memorando de Entendimento (MoU) entre a Prefeitura do município e a Prefeitura de Aberdeen. Trata-se de uma parceria entre as cidades, que são reconhecidas na exploração e produção de petróleo e gás, tendo como foco o momento de transição energética, por meio de projetos de energia renováveis. Logo após, esteve no campus da UENF, onde visitou o Laboratório de Meteorologia (LAMET).

Além da vice-reitora da UENF, estiveram presentes o chefe do campus Carlos Alberto Dias, Victor Hugo Santos; a assessora de Assuntos Internacionais e Institucionais, Angela Pierre Vitória; a chefe do LAMET, Maria Gertrudes Justi; o assessor do cônsul, Renato José Cordeiro Santos; e a vereadora de Macaé, Izabella Vicente.

O cônsul-geral britânico visitou o campus Carlos Alberto Dias.