UENF recebe estudantes no retorno às atividades acadêmicas presenciais

A Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) retoma no dia 07 de março de 2022, segunda-feira, as aulas presenciais nos campi Leonel Brizola, em Campos e Carlos Alberto Dias, em Macaé. Após quase dois anos com as atividades presenciais suspensas por causa da pandemia, estudantes da graduação e pós-graduação serão recebidos pela reitoria da Universidade.

Para marcar o início das atividades, foi montada uma programação para recepcionar os alunos. A partir das 15h30 acontece o “Encontro com o Reitor”, na área externa do Centro de Convenções. Na terça-feira (08/03) às 14h, será ministrada a palestra com a professora e pesquisadora da UFRJ, Débora Foguel, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Já na quarta-feira (09), às 14h, acontece a aula magna de abertura do semestre letivo, ministrada pelo professor e pesquisador Aldo Zarbin, da Universidade Federal do Paraná. As programações de terça e quarta serão transmitidas de forma on-line pela UENFTV, no YouTube.

A Universidade se preparou para atender às exigências sanitárias, de acordo com as medidas de biossegurança necessárias para o retorno presencial. As salas foram adequadas para permitir uma maior ventilação natural, totens de álcool em gel foram distribuídos em pontos de grande circulação nos prédios de salas de aula e laboratórios. Além disso, haverá a participação efetiva dos funcionários da empresa responsável pela limpeza e zeladoria dos campi, na manutenção e higienização dos ambientes.

Para que as funções fossem retomadas de forma segura, servidores receberam um auxílio no valor de R$1.500,00 destinado à compra de equipamentos de proteção individual. Com a mesma finalidade, alunos e bolsistas foram contemplados com o pagamento de um auxílio extra, no valor de R$900,00.

Para o reitor da UENF, professor Raul Palacio, todas as medidas foram executadas com o intuito de proteger a comunidade acadêmica e possibilitar um retorno seguro às atividades presenciais. ”Há algum tempo a UENF vem se preparando para a retomada presencial. Promovemos ações para a aquisição de equipamentos de proteção individual e de higiene, estabelecemos um protocolo de segurança sanitária com o objetivo de eliminar os riscos inerentes às atividades que possam comprometer a saúde da comunidade acadêmica e da sociedade”, afirmou o reitor.