UENF recebe visita do diretor de Tecnologia da FAPERJ

Mauricio Guedes, diretor de Tecnologia da FAPERJ, foi recebido na reitoria da UENF

Na última segunda-feira, 19/09, a UENF recebeu a visita de Mauricio Guedes, Diretor de Tecnologia da FAPERJ. Ele foi recepcionado pelo reitor da UENF, Raul Palacio, e pela vice-reitora, Rosana Rodrigues. Também estavam presentes na reunião os pró-reitores de Extensão, Olney Viera da Motta; Pesquisa e Pós-graduação, Maura da Cunha; e Gradução, Manuel Molina; além do diretor da Agência de Inovação da UENF, Geraldo Timóteo.

Após a recepção de boas vindas, o diretor da Tecnologia da FAPERJ, acompanhado pela vice-reitora, visitou as instalações do projeto Caminhos de Barro, o mais antigo projeto de extensão universitária da UENF. Ele também visitou o espaço da Escola de Aquicultura, projeto desenvolvido pelo Pescarte, projeto de extensão desenvolvido pela UENF, em parceria com a Petrobras e o Ibama, destinado a ações compensatórias das atividades pesqueiras na região impactada pela exploração de óleo e gás na Bacia de Campos.

Durante a tarde, aconteceu a apresentação de diversos projetos de inovação tecnológica desenvolvidos na UENF. Foram apresentados o “Gel conservador à base de formal 10%”, da professora Ana Bárbara Freitas; “Produção de proteínas humanas recombinantes utilizando biorreatores bovinos”, do professor Angelo Burla; “Polo de Inovação CervCampos”, do professor Eliomar Campostrini; além de uma reunião com a equipe do projeto aprovado no edital de Apoio de Ações Integradas de Inovação, coordenado pelo professor Victor Haber Perez.

“A visita do diretor de tecnologia da FAPERJ, Maurício Guedes, aqui na UENF, trouxe uma oportunidade ímpar para o debate das ações institucionais na área de tecnologia e inovação. O Maurício tem grande experiência na área de desenvolvimento tecnológico e inovação, pois foi responsável pela criação da Incubadora de empresas da COPPE e diretor do Parque Tecnológico da UFRJ. Na oportunidade, ele conheceu alguns de nossos laboratórios que já recebem o apoio da FAPERJ por meio de editais competitivos da diretoria de tecnologia da agência, e conversou com vários docentes que têm atuado no desenvolvimento de processos e produtos com viés de inovação. Com a retomada das atividades presenciais, estamos programando outras visitas como essa aos nossos campi, possibilitando maior integração da nossa comunidade com os gestores e as agências de fomento”, declarou a professora Rosana Rodrigues, vice-reitora da UENF