UENF retoma iniciativas de internacionalização com instituições portuguesas

Com o intuito de estreitar relações e proporcionar maior abertura às cooperações acadêmicas com instituições portuguesas, a vice-reitora da UENF, professora Rosana Rodrigues; a assessora de Assuntos Internacionais e Interinstitucionais, professora Ângela Pierre Vitória, participaram de visita acadêmica a Portugal entre os dias 3 e 11/10/22.

No Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC), Oeiras, visitaram as instalações dos diversos laboratórios de pesquisa e o Departamento de Relações Internacionais, onde participaram de reunião com o Dr. Jorge Carneiro (Vice-Diretor de Ciência), Dr. Luis Valente (Diretor Executivo) e a Dra. Ana Aranda da Silva (Head of Advanced Training), apresentando a UENF e discutindo possibilidades de mobilidade de discentes e docentes para atividades laboratoriais e participação em cursos ofertados pelo IGC.

Dentro da perspectiva de ações conjuntas, a construção de acordos que potencializem as parcerias que possibilitem a integração de estudantes de países africanos lusófonos, a exemplo de Programas como o PGCD (Programa de Pós-Graduação Ciência para o Desenvolvimento) organizado pelo IGC, e apoiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do qual a UENF participou durante sua vigência.

Em visita à Universidade de Coimbra (UC), as professoras foram recepcionadas pelo vice-reitor para Relações Externas e Alumni, Dr. João Nuno Calvão da Silva, pela chefe da Divisão de Relações Internacionais, Dra. Liliana Moreira, e pelo professor Dr. Rui Travassos, responsável pela mobilidade estudantil do Departamento de Física. Em reunião subsequente com a Dra. Liliana Moreira e a Sra. Raquel Sampaio, Assessora da Divisão de Relações Internacionais, foram discutidas a possibilidade da retomada do Programa de Licenciatura Internacional, com dupla titulação e o estabelecimento de estágios para discentes, sobretudo na graduação entre as Universidades. Com a UC, a UENF já tem convênio vigente e as ações podem ter início de forma mais imediata.

Com a Universidade de Aveiro (UA) a reunião foi com a professora Dra. Maria Manuel Baptista Professora Catedrática da UA e ex-Diretora do Programa Doutoral em Estudos Culturais (UA/UM) e Presidente da Irenne – Associação de Investigação, Prevenção e Combate à Violência e Exclusão. Na ocasião foram discutidas as possibilidades de parceria e mobilidade de estudantes entre as duas instituições, em especial na área de Estudos Culturais. A mobilidade conhecida como “doutorado sanduíche-reverso” foi colocada em pauta e é uma das ações em que deve ser apresentada aos diferentes Programas de Pós-Graduação da UENF com trabalhos nessa temática.

Segundo a vice-reitora, profa. Rosana Rodrigues, “Portugal é um destino natural para nossos estudantes, não somente pelo idioma comum e pelos laços históricos entre os países, mas pela força da tradição e qualidade do ensino em instituições seculares como a Universidade de Coimbra e propostas contemporâneas de atuação em pesquisa internacional como o IGC”. A Assessora de Assuntos Internacionais, profa. Angela, explica que “o objetivo desta missão foi prospectar oportunidades de colaborações e mobilidade com os mais proeminentes e conceituados centros de excelência em Portugal para variadas áreas das ciências”.

Legenda – (1) Apresentação da UENF para Dr. Jorge Carneiro (Vice-Diretor de Ciência), Dr. Luis Valente (Diretor Executivo) e a Dra. Ana Aranda da Silva (Head of Advanced Training), equipe gestora do Instituto Gulbenkian de Ciências; (2) Professoras Angela e Rosana sendo recebidas na Universidade de Coimbra pelo vice-reitor Dr. João Nuno Calvão da Silva, pela chefe da Divisão de Relações Internacionais, Dra. Liliana Moreira, e pelo professor Dr. Rui Travassos; (3) Reunião com a equipe da Diretoria de Relações Internacionais da UC, Dra. Liliana Moreira e a Sra. Raquel Sampaio; (4) Reunião com a professora Dra. Maria Manuel Baptista da Universidade de Aveiro.