UENF sedia Reunião do Comitê Gestor da Indicação Geográfica do Abacaxi Norte Fluminense

• Categoria do post:Notícias

Projeto aprovado pela FAPERJ objetiva denominação de origem pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial

Na programação do aniversário de 31 anos da UENF, nesta terça-feira (13/08/2024) no Centro de Convenções Oscar Niemeyer, foi realizada a reunião ordinária do Comitê Gestor da Indicação Geográfica do Abacaxi Norte Fluminense. A reunião contou com apresentações da professora e pesquisadora da UENF, Janie Jasmim, e do diretor presidente do Instituto de Inovação e Tecnologia Sustentáveis (Inovates), Gabriel Fabres Beliqui.

Solos coletados por amostragem têm bioma e relevo analisados pela UFRRJ

A professora e pesquisadora da UENF é coordenadora do projeto Indicação Geográfica do Abacaxi Norte Fluminense – Denominação de Origem, aprovado no edital 21/2023 da FAPERJ.

— Temos feito entrevistas com produtores e coletas de solos por amostragem que são encaminhadas para a Fundenor e para a UFRRJ para análise de acordo com o padrão Embrapa. Os solos são analisados pelas características do bioma e do relevo, onde não encontramos uma variação muito grande. Com relação aos frutos, os produtores colheram em 2023 abacaxis muito verdes. A safra de 2024 começa em setembro – informa Janie.

Projeto abarca municípios de Campos dos Goytacazes, São João da Barra, São Francisco de Itabapoana e Quissamã

O diretor presidente do Inovates destaca que a Denominação de Origem, que é o objetivo do projeto aprovado na FAPERJ, é obtida junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

— A Denominação de Origem é influenciada pelos fatores ambientais, como clima, solo, técnicas empenhadas pelo produtor. No Brasil existem 27 denominações de origem nas áreas de Indústria, Gastronomia, Agronegócio, Pedras/Minerais, Serviços e Artesanato. O projeto do Abacaxi Norte Fluminense abarca os municípios de Campos dos Goytacazes, São João da Barra, São Francisco de Itabapoana e Quissamã – ressalta Gabriel.

Participaram da reunião representantes do Sebrae, Emater-Rio, UFRRJ, Prefeitura Municipal de São Francisco do Itabapoana e Prefeitura Municipal de São João da Barra, além de outros convidados.