UENF tem criação de nova Pró-Reitoria

Vista aérea do campus da UENF em Campos dos Goytacazes (RJ)

O Conselho Universitário da UENF aprovou na última sexta-feira, 29/04/22, por unanimidade, a criação da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários (ProAC).

Com a mudança, a PROEX passará a cuidar exclusivamente das atividades de extensão universitária. Caberá à ProAC o planejamento e execução de ações estratégicas que visem à promoção da qualidade de vida, permanência e inclusão da comunidade universitária da UENF.

A ProAC terá uma Secretaria Geral e duas Assessorias: Assistência Comunitária e Integração. A Assessoria de Assistência Comunitária ficará responsável pela gestão de auxílios cota e moradia estudantil, gestão do Restaurante Universitário e planejamento e execução de ações de atenção à saúde que abranjam todos os membros da comunidade universitária, englobando os familiares.

Já a Assessoria de Integração terá as seguintes atribuições: planejamento e execução de ações afirmativas que abranjam todos os membros da comunidade universitária; organização e apoio ao desenvolvimento das atividades físicas, esportivas e de lazer, visando atender docentes, servidores técnico-administrativos, discentes, e terceirizados; assistência social; e medicina do trabalho.

“Com isso, a PROEX vai ter mais oportunidade de crescimento e fortalecimento, com espaço para cuidar de forma mais específica dos projetos e programas de extensão; da Escola de Extensão, e da creditação da extensão nos cursos de graduação. Ou seja, vai poder acompanhar melhor e de forma mais dedicada todas as questões que envolvem a extensão”, disse a vice-reitora da UENF, Rosana Rodrigues.

Segundo Rosana, a ProAC também funcionará no prédio P9, onde estão situadas as demais pró-reitorias. “Estamos iniciando o estudo técnico para a reorganização do espaço visando à implantação física da nova pró-reitoria”, disse Rosana, acrescentando que o nome do (a) professor(a) que ficará à frente da ProAC deverá ser divulgado em breve, após a publicação no Diário Oficial da decisão do CONSUNI.

“Com a pandemia e o retorno às atividades presenciais, ficou clara a necessidade de assistência, sob vários aspectos, para a nossa comunidade. A criação da nova Pró-Reitoria demonstra o quanto a UENF vem crescendo. Muitos assuntos ganharam importância, e a ProAC será mais uma Pró-Reitoria estratégica para apoiar o contínuo crescimento da Universidade”, afirmou a vice-reitora.

Para o reitor Raul Palacio, a nova pró-reitoria “terá a importante missão de cuidar de nós.”