O projeto reunirá pesquisadores de excelência da UENF em torno do desenvolvimento de soluções tecnológicas para o agronegócio e para o aproveitamento sustentável de resíduos agroindustriais

A Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) foi uma das cinco instituições do estado do Rio de Janeiro contempladas no Edital Faperj nº 12/2024 – Inovatrip, com a aprovação do projeto intitulado “Núcleo de Pesquisas em Biotecnologias de Interesse Agroambiental”, que atuará como Unidade de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Tecnológica da Faperj. A divulgação do resultado final foi no dia 02/10/25.
Com foco em biotecnologias aplicadas à agricultura, à saúde animal e à sustentabilidade ambiental, o núcleo reunirá pesquisadores de excelência da UENF em torno do desenvolvimento de soluções tecnológicas para o agronegócio e para o aproveitamento sustentável de resíduos agroindustriais.
Segundo o diretor de Inovação da UENF, professor Gonçalo Apolinário Filho, a iniciativa reforça o papel da UENF como referência em inovação voltada ao desenvolvimento regional sustentável, conectando ciência, empresas e governo.
Além de impulsionar parcerias com startups e empresas dos setores agroambiental e biotecnológico, o Núcleo contribuirá para a formação de novos talentos, a geração de patentes e o fortalecimento do ecossistema de inovação do Norte Fluminense.
— O projeto aprovado no programa Inovatrip da Faperj consolida a presença da UENF no cenário estadual de pesquisa aplicada e inovação tecnológica, reafirmando seu compromisso com a ciência que transforma a realidade produtiva e ambiental do Rio de Janeiro — afirma Gonçalo.
Para ele, o programa credencia o Núcleo da UENF a apresentar projetos de parceria entre a UENF e empresas, visando o desenvolvimento de novas tecnologias. Segundo o diretor de Inovação, cada projeto contará com o aporte tripartite de recursos, a ser realizado pela empresa interessada, pela UENF e pela Faperj.
(Jornalista: Wesley Machado / ASCOM UENF)