Vai até a próxima quinta-feira, 05/02, a data limite para que candidatos da primeira lista de chamada no site do Sisu, e que demonstraram interesse pela UENF, possam se matricular na universidade. O início da data para matrícula foi na última segunda-feira, 02/02, conforme já divulgado (AQUI) e reforçado pelo pró-reitor de Graduação (ProGrad) da UENF, Juraci Aparecido Sampaio, em entrevista à Rádio UENF, na última semana. A matrícula obrigatória é online e outras informações necessárias também podem ser acessadas através deste link AQUI.
Para a realização da matrícula, é necessário realizar a pré-matrícula online (que é constituída do envio dos documentos exigidos no edital –Link AQUI). A matrícula, em si, é realizada após o candidato receber o email da Pró-Reitoria de Graduação da UENF (PROGRAD) confirmando o recebimento da documentação.

–Edição de bastante sucesso
Com grande concorrência em 2026, a UENF teve um aumento de quase 100% de interesse em matrículas, segundo o pró-reitor de Graduação da UENF, Juraci Aparecido Sampaio. Com este fato, as notas de corte acabaram por subir. A expectativa, agora, é que todas as vagas sejam preenchidas durante os dias de matrícula, conforme informou o pró-reitor de Graduação.
Diversas dicas foram reforçadas, aos novos alunos da UENF, por Juraci Sampaio.
– Primeira coisa é acompanhar o site da universidade. Estamos disponibilizando todas as informações para realização da matrícula e, anteriormente, a pré-matrícula, que é online. É fundamental trazer a documentação, ler o edital. Porque no edital tem todas as explicações e documentos básicos necessários para fazer a matrícula, já que há um prazo limitado. A dica é: veja a documentação o quanto antes e, assim que começar as inscrições, faça pelo site (de forma online) para garantir. E, se tiver algum problema, alguma falta de documento, tem tempo até o prazo final da matrícula – pontuou.
–Outras dúvidas normalmente levantadas pelos novos alunos da UENF
O aluno que vai entrar na UENF por ações afirmativas (cotas), necessita de documentação extra. Algumas vezes, esse fator gera dúvida, por exemplo, sobre o setor que ele precisa buscar na universidade para garantir a matrícula em 2026.
– Nós temos a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários (ProAC). A equipe da Assistência Social deste setor é quem pode informar a esses alunos como trazer toda a documentação, em caso de dúvida. Os formulários estão disponibilizados também na página da universidade para que o aluno responda e possa depois vir até a UENF. Obviamente nós vamos ter as bancas de validação dessa documentação, as bancas de heteroidentificação para os cotistas negros. Em caso de dúvidas, temos os e-mails também que podem ser encontrados no próprio edital – afirmou.
–Atenção para documentos
O pró-reitor de Graduação alerta para a necessidade de documentação básica no momento da matrícula. Entre eles, o histórico escolar; outro é o Termo de Ciência e Compromisso Discente
Sobre o Termo de Ciência e Compromisso Discente, Juraci explica que este é um documento em que é recomendado que os alunos leiam atentamente, já que há informações que vão acompanhá-lo por sua graduação.
– É importante que o aluno tenha ciência deste documento e não simplesmente assine. Então, ao clicar no documento, leia as informações. Este é um daqueles básicos como documento de identificação e histórico escolar – orienta.
–Cursos de Engenharia Meteorológica e Engenharia de Exploração e Produção de Petróleo funcionam integralmente em Macaé
Desde o ano passado, o curso de Engenharia de Exploração e Produção de Petróleo está funcionando integralmente em Macaé e esta é uma das dúvidas que ainda permeiam a cabeça dos novos alunos.
– Ainda tem alunos que acham que vão fazer parte do curso em Campos e depois vão para Macaé. Desde o ano passado esse curso passou a funcionar integralmente em Macaé. Nós temos também o curso de Engenharia Meteorológica em Macaé. Todas as vagas foram preenchidas. Estamos fazendo uma estrutura do Ensino Básico em Macaé para os alunos que estão ingressando. A infraestrutura de Macaé é fantástica, então os alunos que forem para lá podem ter certeza que terão um excelente curso. As informações a respeito desse curso também podem ser encontradas lá na página da ProGrad – esclarece Juraci.
–Sobre isenção de disciplinas
Muitas vezes os novos alunos entram e ficam na dúvida de como fazer a isenção de disciplina. Para esta questão há uma importante resposta: “Primeiramente o aluno vai ter que estar matriculado na UENF”.
Se o aluno quiser isenção de disciplinas que foram feitas na própria UENF, o processo é mais facilitado, já que está dentro do sistema acadêmico da universidade. Basta que o aluno entre por este sistema e solicite o aproveitamento de disciplina.
Caso o aluno tenha feito essas disciplinas em alguma outra instituição de ensino, vai ter que levar até a UENF o histórico escolar e os programas analíticos dessas disciplinas para que o colegiado do curso faça a avaliação e possa dar isenções.
– Pode ser que o aluno tenha feito duas disciplinas e que equivale a uma disciplina aqui na UENF. Essa verificação quem faz é o colegiado de curso. Para isenção de disciplina, o aluno tem até um ano para fazer esse pedido. O que acontece é que, se o aluno demorar muito para pedir, vai ser obrigado a fazer as disciplinas que ele já poderia ser isento. Então, fez a matrícula, já comece a procurar essa documentação. Entre na secretaria acadêmica para fazer o requerimento de isenção, coloque essa documentação que leva um tempo para o colegiado fazer a análise. Quanto antes trouxer, melhor vai ser – explica o pró-reitor.
–Programa de Iniciação Científica
Sobre os Programas de Iniciação Científica na UENF, a dica de Juraci Sampaio é que os alunos já comecem buscando informações junto aos colegas e professores e, principalmente, estejam atentos aos editais lançados durante todo o ano.
– Temos um programa de iniciação científica muito robusto. Boa parte dos nossos alunos têm bolsa de iniciação científica. Então o conselho que eu dou para os alunos é que, ao entrar na universidade, conversem com os professores. Aqui o aluno tem essa facilidade de acesso aos professores. Pergunte, ainda, para os colegas, como funciona a iniciação científica, estejam atentos aos editais que são lançados pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação que ocorrem algumas vezes durante o ano – pontua.
Juraci ainda lembra que, além de fazer o curso, em si, a experiência de iniciação científica para o aluno é muito válida; principalmente aqueles que pretendem fazer uma pós-graduação no futuro ou mesmo fundar uma startup, já que muitos alunos da UENF que têm seus próprios negócios começaram na iniciação científica.
–2026 na Rádio UENF: 87,1
A entrevista com o pró-reitor de Graduação da UENF, Juraci Aparecido Sampaio, na Rádio UENF, também levantou questões como a possibilidade da universidade ter um vestibular próprio e as adaptações na educação superior, em face dos desafios enfrentados por instituições em todo o Brasil. A Rádio UENF, tem recebido todas as segundas, quartas e sextas-feiras entrevistados, sempre às 11h, para levar ainda mais educação, ciência e cultura à sociedade. A 87.1 também pode ser ouvida, de forma online, através do LINK AQUI.
Na última semana, a Reitora da UENF, Rosana Rodrigues, também concedeu entrevista à Rádio UENF. Confira AQUI.



