Nota da ASSAII: Obtenção do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 em três idiomas

Prezados,

A Assessoria de Assuntos Internacionais e Institucionais (ASSAII) informa o passo a passo abaixo para a obtenção do certificado nacional do ciclo completo de vacinação contra a covid-19, em três idiomas, conhecido como passaporte da vacina. O documento pode ser emitido em português, inglês e espanhol e está disponível no site do Conecte SUS (https://conectesus.saude.gov.br/home) e por meio do seu aplicativo (ConecteSUS) para Android e iOS, que reúne informações do Sistema Único de Saúde. A documentação também pode ajudar nos casos em que é necessário comprovar a imunização.
1º passo: Cadastro na plataforma do governo

  • Você pode baixar o aplicativo “ConecteSUS” gratuitamente no seu smartphone ou pode acessar o Conecte SUS pelo site (https://conectesus.saude.gov.br/home). Há versões tanto para o sistema operacional iOS quanto Android.
  • Para ter acesso ao ConecteSUS, é preciso ter uma conta no sistema do governo federal, que pode ser realizada pelo aplicativo “Meu gov.br”, disponível para iOS e Android, ou pelo site (https://acesso.gov.br).
  • Ao acessar o sistema do governo federal, clique no botão “Crie sua conta gov.br” (botão existente tanto no site quanto no aplicativo), escolha uma das opções mostradas na tela e siga as orientações para concluir o processo de criação da sua conta digital.

2º passo: Login no ConecteSUS e emissão do certificado

  • No site ou no aplicativo do ConecteSUS, faça login por meio da aba “Cidadão” e digite a senha com suas informações do domínio gov.br. Após isso, clique na aba “vacinas”;
  • Depois, clique no box que contém as informações da dose (fabricante, lote, local e data das aplicações das doses). É importante ressaltar que as informações do portal podem demorar até dez dias úteis, aproximadamente duas semanas, para serem atualizadas;
  • Em seguida, clique em “certificado de vacinação” – essa opção só aparece para quem já completou o esquema vacinal;
  • O documento tem as informações do cidadão e um QR Code disponível em português, inglês e espanhol;
  • Se precisar do documento em outra língua, basta clicar no ícone da bandeira do Brasil ou na sigla “BRA”. Você poderá escolher entre os idiomas português, inglês e espanhol. Eles estão identificados pela bandeira dos Estados Unidos e pela da Espanha, respectivamente;
  • Após selecionar o idioma desejado, clique no ícone de compartilhar (uma caixa com uma seta para cima), localizado no canto superior direito, e um arquivo em PDF será disponibilizado. Salve no seu dispositivo ou imprima, caso seja necessário.

O “Certificado Nacional de Vacinação Covid-19” pode ser usado em viagens internacionais?
Sim. “O cidadão pode apresentar o certificado nacional sempre que necessitar, a exemplo de viagens internacionais”, de acordo com o Ministério da Saúde.

Fechar menu
plugins premium WordPress Pular para o conteúdo