Capes: parceria com a Alemanha seleciona até 30 projetos

Propostas de pesquisa conjuntas de cientistas brasileiros e alemães devem ser apresentadas até 28 de junho

Estão abertas as inscrições para a seleção do Programa CAPES/DAAD – Probral, uma cooperação entre a CAPES e o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD). Pelo Edital nº 9/2023, a Fundação vai investir até R$52,9 milhões em 30 projetos conjuntos de instituições de ensino superior do Brasil e da Alemanha. As candidaturas devem ser apresentadas às duas agências até as 17h de 28 de junho de 2023.

Os proponentes do Brasil podem verificar as informações na página do Programa no Portal da CAPES. Lá se encontram os links para inscrições, preenchimento de formulário on-line, tabela com valores das bolsas e espaço para envio de documentos. Interessados em participar pela Alemanha devem ficar atentos às diretrizes do DAAD.

Os prazos do Brasil incluem ainda o cadastramento de instituições no Sistema de Inscrições da CAPES (Sicapes), a ser feito até 21 de junho. Dúvidas devem ser enviadas para o e-mail: inscricao.probral@capes.gov.br até 26/6. O resultado será divulgado até 30/11 e as atividades dos projetos começarão a partir de janeiro de 2024. A indicação das bolsas acontece em março.

O investimento se dará ao longo de até quatro anos, tempo máximo de duração dos projetos. Serão até 12 bolsas no exterior por proposta, no limite de duas de doutorado-sanduíche e uma de pós-doutorado por ano. Os recursos também financiarão missões de trabalho e compra de materiais de consumo.

Sobre o Programa
O Probral é uma ação executada em parceria entre a CAPES e o DAAD para ampliar a cooperação entre programas de pós-graduação de instituições brasileiras e alemãs para desenvolver e publicar pesquisas de alto impacto acadêmico, criando redes de pesquisa e de colaboração internacional. Além disso, incentiva o intercâmbio científico entre grupos de pesquisa dos dois países e apoia a mobilidade de professores e pesquisadores, em nível de pós-doutorado, e alunos, em nível de doutorado.

(Fonte: Redação CGCOM/CAPES – Brasília)

NOTÍCIAS

Nota de pesar

A UENF lamenta o falecimento do escritor e jornalista campista Vilmar Rangel,

EDITAIS