Aberto o XVI CONFICT e IX CONPG

• Categoria do post:Notícias
A cerimônia de abertura do XVI contou com representantes da UENF, IFF, UFF e Prefeitura de Campos dos Goytacazes

Ao participar da solenidade de abertura do XVI Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica (CONFICT) e o IX Congresso Fluminense de Pós-Graduação (CONPG) na tarde de ontem (0/06/24), a reitora da UENF, Rosana Rodrigues, informou que as instituições de ensino superior de Campos dos Goytacazes, através do Fórum Interinstitucional de Dirigentes de Ensino Superior de Campos dos Goytacazes (Fidesc), estão elaborando uma agenda de desenvolvimento para o município, apoiada na ciência, educação, tecnologia e inovação.

Eleita presidente do Fidesc em 09/05/24, a reitora disse que a agenda será apresentada em breve ao poder público de Campos dos Goytacazes. Da mesma forma, o Fórum de Reitores das Instituições Públicas de Educação do Estado do Rio de Janeiro (Friperj), do qual a UENF faz parte, vem trabalhando também no sentido de ajudar a fomentar o desenvolvimento do estado.

— Temos uma agenda para a elaboração de um programa permanente de pesquisa sobre o estado do Rio de Janeiro que não só visa levantar informações e apontar gargalos mas também buscar recursos para que essas pesquisas se tornem realidades e tragam impactos positivos para todo o estado — disse.

A reitora da UENF observou que o estado do Rio de Janeiro passa por um momento complexo, no qual o regime de recuperação fiscal limita muitos investimentos na área de educação.

— Mas nós entendemos que a educação é fundamental para o desenvolvimento do estado e para que ele possa superar os desafios de captação e aumento de sua receita. Por isso hoje temos um objetivo, que é retirar a educação e especialmente as universidades públicas do estado do Rio de Janeiro do regime de recuperação fiscal para que possamos realizar plenamente a autonomia da universidade — afirmou.

A solenidade de abertura contou ainda com a participação do vice-reitor da UENF, Fábio Lopes Olivares; da coordenadora de Pesquisa da Universidade Federal Fluminense (UFF), Joana Maria Gonçalves de Souza Fabian (representando a Reitoria da UFF); da pró-reitora de Pós-Graduação do IFF, Simone Vasconclos; da secretaria de Educação de Campos dos Goytacazes, Tânia da Costa e Silva; e do secretário de Energia e Petróleo de Campos dos Goytacazes, Marcelo Neves (representando o prefeito de Campos).

Reunindo mais de 2 mil inscritos e a apresentação de mais de 1,5 mil trabalhos de pesquisa, o Congresso tem como tema central “A Era da Inteligência Artificial: o Futuro Chegou”. Nesta edição, os trabalhos estão sendo apresentados em quatro eixos temáticos que têm como base os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

— Desde 2021, a UENF é membro da rede de universidades ODS, então temos um olhar bastante diferenciado para pesquisas que envolvem os objetivos do desenvolvimento sustentável. Entendemos que vamos precisar de um exército de cientistas para poder tentar colocar em prática alguns desses objetivos. Esta é um agenda necessária para a busca de soluções para os desafios que a humanidade está enfrentando e continuará a enfrentar — disse Rosana.

Conferência ‘Evolução da IA e perspectiva no Brasil’ nesta terça

Nesta terça-feira, a partir das 16h, será realizada a primeira conferência do Congresso, com o tema “Evolução da IA e perspectiva no Brasil”. O palestrante será o professor Edmundo de Souza e Silva (UFRJ).

Engenheiro Elétrico (Eletrônica) formado em 1975 pela PUC-RJ, Edmundo concluiu o mestrado em Engenharia Elétrica em 1976 também pela PUC-RJ, e o doutorado em Ciência da Computação pela Universidade da California, Los Angeles (UCLA) em 1984. Atualmente é Professor Titular do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da COPPE/UFRJ. As suas áreas de interesse incluem redes multimídia, modelagem e análise de sistemas de computação. Edmundo é pesquisador I-A do CNPq. Desde 2000 é Cientista do Nosso Estado da FAPERJ. É membro da Academia Brasileira de Ciências, membro da Academia Nacional de Engenharia e em 2008 recebeu a comenda da Ordem Nacional de Mérito Científico.

Saiba mais sobre o evento e a programação completa AQUI.