Inovação e Tecnologia em destaque no primeiro dia do XVI CONFICT e IX CONPG

• Categoria do post:Notícias

Nesta segunda-feira (10/06/2024) tiveram início no Centro de Convenções Oscar Niemeyer, da UENF, o XVI Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica (CONFICT) e o IX Congresso Fluminense de Pós-Graduação (CONPG). Na parte da manhã do primeiro dia dos tradicionais eventos acadêmicos organizados pela UENF, IFF e UFF, os temas em destaque foram a sessão “Minha Tese em 3min”, novidade para 2024, que consiste em uma nova cultura acadêmica, de inovação aplicada à pesquisa. Também foi debatida a tecnologia de robótica na UENF. Estes assuntos conversam com a Inteligência Artificial, tema central do XVI CONFICT e do IX CONPG.

Sessão “Minha Tese em 3min” é a grande novidade de 2024

A assessora da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), Clícia Grativol, informa que em 2024 o CONFICT e o IX CONPG tiveram um comitê científico que avaliou os trabalhos submetidos.

– Teremos uma programação bem rica, com muitas atrações durante a semana. Assim como nos anos anteriores, teremos apresentações banner e oral. A novidade em 2024 é a sessão “Minha Tese em 3min”, onde os pesquisadores apresentarão na quinta-feira (13/06/2024) no Foyer do Centro de Convenções

o que é mais relevante em suas pesquisas, destacando uma lacuna de conhecimento e possíveis resultados alcançados. Os pesquisadores serão avaliados por representantes de startups – adianta Clícia.

Do mercado para a academia: inovação aplicada à pesquisa

Em preparativos para a sessão “Minha Tese em 3 min”, foi realizado no Auditório III um minicurso com a mestranda em Biotecnologia na UENF, consultora em Bioeconomia, ESG e Bioinovação e Ceo Founder da INOVE-ESG, Daniele Grangeiro, que ministrou uma aula sobre pitch acadêmico, uma técnica de apresentação concisa originária do mercado, que foi adaptada para a academia nas universidades da Europa e foi implantada pela primeira vez em 2024 na UENF.

– É importante ter uma cultura organizacional de inovação aplicada à pesquisa. No pitch acadêmico, vocês vão “vender” uma ideia. Vocês vão apresentar seus projetos de pesquisa. Quais são os impactos socioambientais e a governança, que consiste na transparência e ética da sua tese ou dissertação. A mudança é que vai impulsionar o projeto de vocês, que devem ter foco no problema, nas lacunas do problema e sua solução, o que o seu projeto resolve – ensina Daniele.

Da universidade para o mercado: oportunidades para pesquisadores

Um pesquisador que migrou da universidade para o mercado foi Wallaci Santos, que aplicou os conhecimentos adquiridos na disciplina de empreendedorismo do doutorado em Biotecnologia Vegetal da UENF, onde pesquisou sobre a fermentação de café e fundou a startup Aroma Biotec, selecionada no edital Doutor Empreendedor da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), uma grande oportunidade para os pesquisadores que buscam ingressar no mercado com o conhecimento adquirido na universidade.

Robótica para estudantes de Engenharia da UENF

No Auditório IV foi realizado o minicurso “Robótica competitiva, vivências da equipe Goytaborgs do IFF”. A capitã da equipe Goytaborgs, estudante de Engenharia da Computação do IFF, Júlia Ribeiro Baptista, destaca a importância da robótica para a sociedade e para a formação dos engenheiros.

– A robótica muda a vida dos alunos. Queremos incentivar o uso da robótica na UENF e na sociedade em geral para termos mais alunos buscando este conhecimento. Para isto abordamos hoje sobre a robótica competitiva, como fazer um robô, entre outras questões – cita Júlia.

O XVI CONFICT e o IX CONPG prosseguem até sexta-feira (14/06/2024) no Centro de Convenções Oscar Niemeyer, da UENF. Os eventos acadêmicos são organizados pela UENF, IFF e UFF e têm como tema em 2024 “A Era da IA: O Futuro Chegou”.

Confira a programação completa aqui.