CONFICT e CONPG com tema sobre inteligência artificial e eixos temáticos relacionados aos ODS

O XVI Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica (CONFICT) e o IX Congresso Fluminense de Pós-graduação (CONPG), em suas edições de 2024, terão uma maior interação entre os participantes com as sessões temáticas em uma vertente multidisciplinar. Integrando cada vez mais a iniciação científica e a pós-graduação, tendo pela primeira vez as apresentações de iniciação científica e pós-graduação da UENF, IFF e UFF, no mesmo ambiente e estruturadas em quatro eixos temáticos: Clima e sustentabilidade; fome zero, saúde e bem-estar; educação, redução das desigualdades e justiça social; cidades, desenvolvimento e inovação.

Os eixos foram definidos utilizando-se indicadores bibliométricos com base em diferentes plataformas de análise, em um trabalho conjunto da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da UENF (ProPPG) e da vice-reitoria da UENF. Um breve panorama da produção bibliográfica da UENF demonstrou forte viés associado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 das Organizações das Nações Unidas (ONU). O levantamento levou em consideração publicações da UENF indexadas na base Scopus entre 2018 a 2024.

A UENF possui contribuições nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), com destaque para as publicações associadas aos ODS 2 (Fome zero), 9 (Inovação e infraestruturas), 11 (Cidades e comunidades sustentáveis), 12 (Produção e consumo sustentáveis) e 15 (Ecossistemas terrestres e biodiversidade) com um número maior de citações recebidas no período amostral.

Quando se avalia o indicador impacto da citação ponderada por campo de conhecimento (FCWI) e se elencam os ODS com FCWI maior que 1,0, além dos destacados acima, emergem os ODS 6 (Água e saneamento), 8 (Trabalho digno e crescimento econômico) e 13 (Combate às alterações climáticas), todos com média de citação superior à média mundial nos diferentes campos de conhecimento. Estratificando as análises por centro, observa-se o protagonismo do CCH associado aos ODS 1, 4, 5, 11 e 16, do CCTA aos ODS 1, 2, 3, 6, 8, 11, 12 e 13, do CBB aos ODS 3, 4, 5, 8, 10, 11, 12, 13, 14, 15, e do CCT aos ODS 7, 8, 9, 11, 12, 13, 14 e 15.

A UENF faz parte da Rede ODS Universidades Brasil e lançou diversos editais de fixação de jovens doutores com pesquisas relacionadas à Agenda 2030. Com todo esse background institucional, os estudantes de iniciação científica e pós-graduação da UENF, IFF e UFF, terão a oportunidade de submeter os seus trabalhos e apresentá-los de modo que se conheçam as iniciativas e atividades das três instituições no campo de aprendizagem dos ODS.

Com o tema central “A era da IA: o futuro chegou”, os congressos se propõem a debater os aspectos da inteligência artificial no campo da educação e da ciência, agregando os conceitos de sustentabilidade e desenvolvimento dentro dos parâmetros definidos pela Agenda 2030.

Destaque também para o Programa Mais Ciência da Prefeitura de Campos dos Goytacazes, que terá uma sessão de apresentações como parte da programação do evento.

Segundo a Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Profa. Maria Cristina Canela, no cenário atual, a UENF não poderia escolher outro tema para o CONFICT deste ano que não fosse a Inteligência Artificial.

– A IA tem sido discutida mundialmente e dentro da universidade ela já está presente e estará cada vez mais presente na pesquisa, no ensino e na extensão. Temos que discutir como utilizar a IA, potencialidades e, principalmente, os princípios éticos relacionados a ela – considera Maria Cristina.

Para o vice-reitor da UENF, Fábio Olivares, o tema Inteligência artificial (IA) se configura como um dos eixos estratégicos de desenvolvimento global e, por óbvio, é cada vez mais relevante no cenário acadêmico e profissional.

– Precisamos colocar a IA no centro do debate nas universidades, propiciando aos estudantes uma compreensão mais ampla das possibilidades e desafios que a IA apresenta. Para além dos seus benefícios nas diversas áreas do conhecimento, é igualmente fundamental promover o debate sobre uso e o abuso da IA incentivando uma reflexão crítica sobre as implicações sociais, econômicas e éticas dessa tecnologia – afirma Fábio.

O CONFICT e o CONPG serão realizados de 10 a 14 de junho de 2024 no Centro de Convenções Oscar Niemeyer, da UENF. As inscrições gratuitas devem ser realizadas até 31/05/2024. A submissão de resumos pelos estudantes de iniciação científica e pós-graduação da UENF, IFF e UFF pode ser feita até 10/05/2024.

Mais informações aqui.