Revista de Cultura ‘Estudos Universitários’ abre inscrições para publicações

Estudos Universitários: revista de cultura (EUs), vinculada à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), traz como proposta temática para o seu volume 41, n. 1, a fome, abrindo espaço para que sejam discutidos, por meio de estudos, ensaios, entrevistas, relatos de experiência e resenhas, seus aspectos abrangentes, cujos efeitos se fizeram sentir de forma mais contundente no Brasil nos últimos anos.

De acordo com Maria Teresinha Marcon (2022), a fome tem sua origem associada aos processos históricos sociais excludentes, resultantes de uma sociedade estratificada que mantém a concentração de renda nas mãos de uma pequena parte da população, contribuindo, assim, para a desigualdade que persiste até os dias atuais. Nesse sentido, Josué de Castro, no livro Geografia da fome (o dilema brasileiro: pão ou aço), afirma que “a fome, no Brasil, é consequência, antes de tudo, do seu passado histórico, com os seus grupos humanos sempre em luta e quase nunca em harmonia com os quadros naturais. Luta, em certos casos, provocada e por culpa portanto da agressividade do meio, que iniciou abertamente as hostilidades, mas quase sempre por inabilidade do elemento colonizador, indiferente a tudo que não significasse vantagem direta e imediata para os seus planos de aventura mercantil”.

Entendemos aqui como fome, para além do desejo de se alimentar, a privação nutricional e qualitativa de indivíduos durante um período de tempo considerável, acarretando mal-estar físico e psicológico dessas pessoas. Além dessas consequências, a fome pode impactar diretamente no nível de desenvolvimento de uma região, assim como em seu índice de mortalidade infantil. Nesse contexto, o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS 2) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) prevê a garantia do acesso de todas as pessoas a alimentos seguros, nutritivos e suficientes por todo ano, bem como o fim de todas as formas de má nutrição.

Segundo o relatório Panorama Regional da Segurança Alimentar e Nutrição 2023 da ONU, mais de um terço (36,4%) da população da América do Sul sofreu de insegurança alimentar moderada ou grave em 2022. Consideram-se fatores climáticos, econômicos e demográficos como causas principais, assim como a má gestão de recursos alimentares e dos recursos hídricos e a crise pandêmica da Covid-19.

Considerando os desafios associados a essa questão, a EUs pretende provocar os diversos campos do mundo acadêmico a refletir sobre um problema que assola seis a cada dez casas brasileiras, as quais não possuem acesso integral à alimentação e, ainda, entender o porquê da fome persistir, sobretudo, nas periferias brasileiras, principalmente das regiões Norte e Nordeste do país, afetando, com mais intensidade, crianças e mulheres.

EUs, preocupada desde sua criação em difundir as diferentes vozes que compõem nossa(s) cultura(s), está aberta a receber trabalhos que discutam o tema proposto, refletindo acerca de seus atributos e visando a uma sociedade melhor, preparada para lidar com suas questões associadas.

Os trabalhos devem ser submetidos até 12 de março de 2024, por meio do site da revista, local virtual em que também são apresentadas as instruções para envio e as suas normas de formatação: https://periodicos.ufpe.br/revistas/estudosuniversitarios. O número tem lançamento previsto para o primeiro semestre de 2024.

Para exemplificar os temas que podem ser tratados, apresentamos as seguintes indicações de tópicos como algumas possibilidades de escrita para a edição:

• A persistência da fome no Brasil;
  • Panorama mundial da fome no século XXI;
  • Aquecimento global e produção de alimentos;
  • Soberania alimentar;
  • Insegurança alimentar;
  • A fome em cenários urbanos e rurais;
  • Fome e desenvolvimento infanto-juvenil;
  • Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2 da ONU: Fome Zero e Agricultura Sustentável;
  • Geografia da fome;
  • Geopolítica da fome;
  • Produções agrícolas não-convencionais e agronegócio;
  • A fome como problema sociológico e suas consequências;
  • Políticas públicas de combate à fome;
  • Regimes alimentares e cadeias de produção;
  • Instrumentos e/ou índices de monitoramento da fome;
  • Tecnologias e ferramentas de enfrentamento à fome;
  • Fome na Literatura;
  • Nutrição e saúde mental;
  • Agricultura familiar de subsistência;
  • Economia da fome;
  • Alimentação e ética;
  • A estética da fome;
  • Epistemologia da alimentação;
  • Instituições internacionais e o combate à fome;
  • Fome e a espetacularização da miséria na mídia;
  • Insegurança alimentar no contexto educacional;
  • Movimentos sociais e o combate à fome.

Para mais informações: estudosuniversitarios@ufpe.br