Avaliadores da Unesco visitam municípios do Geoparque Aspirante

• Categoria do post:Notícias

Uma comitiva da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) estará na região para avaliar as ações do Geoparque Aspirante.  A visita ocorrerá nos dias 25 e 26 de julho de 2024, nos municípios de Campos, São João da Barra e São Francisco de Itabapoana. A pesquisadora do Laboratório de Engenharia Civil (LECIV) da UENF, Maria Glória Alves, estará acompanhando as visitas dos representantes da Unesco à região.

Maria da Glória integra a Assessoria Científica e compõe o Conselho Gestor como coordenadora da Câmara de Educação e Cultura do Projeto Geoparque Costões e Lagunas do Rio de Janeiro, que foi aprovado como Aspirante para ser um Geoparque Mundial da Unesco. O projeto é coordenado pela professora Kátia Mansur, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O Brasil tem o reconhecimento de cinco Geoparques Mundiais: Araripe (CE), Seridó Geoparque (RN), Caminhos dos Cânions do Sul (localizado entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina), Caçapava e Quarta Colônia (RS). Maria da Glória espera que o Geoparque Aspirante Costões e Lagunas do RJ seja o próximo Geoparque Mundial do Brasil.

Professora Maria da Glória Alvez

— O Geoparque Costões e Lagunas do Rio de Janeiro compreende 16 municípios no litoral do estado — na Costa do Sol e na região da Costa Doce (Maricá até São Francisco de Itabapoana).  A UENF participa ativamente nos municípios de Campos dos Goytacazes, São João da Barra e São Francisco de Itabapoana — informa Maria da Glória.

Segundo ela, na região da Costa Doce existe uma diversidade de ambientes geológicos, representados por eventos que se estendem desde as áreas elevadas do período Pré-Cambriano até a planície litorânea holocênica.

— Temos rochas que foram formadas quando existia o grande Continente Pangeia, como as rochas da região do Imbé e do Morro de Itaoca. A região apresenta uma hidrografia variada, com o Rio Paraíba do Sul atravessando todos os municípios. Conta ainda com lagoas, além de um poderoso lençol freático, tendo o maior aquífero do estado do Rio de Janeiro, o Emboré — destaca a pesquisadora.

Na região de Campos, o Geoparque Costões e Lagunas do Rio de Janeiro inclui locais como Farol de São Thomé, a Pedra Lisa em Morro do Coco, as Cachoeiras do Imbé, Lagoa de Cima e os sedimentos da planície de inundação do Rio Paraíba do Sul. Na divisa de Campos e São João da Barra, os estromatólitos da Lagoa Salgada. Ainda em São João da Barra, Atafona, Delta do Rio Paraíba do Sul. E em São Francisco de Itabapoana as Falésias da Formação Barreiras, entre as praias de Lagoa Doce e Guriri, o mangue de Gargaú, entre outros.

Saiba mais sobre o Geoparque Costões e Lagunas do Rio de Janeiro aqui e aqui.