UENF sedia Reunião do Comitê Gestor da Indicação Geográfica do Abacaxi Norte Fluminense

Projeto aprovado pela FAPERJ objetiva denominação de origem pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial

Na programação do aniversário de 31 anos da UENF, nesta terça-feira (13/08/2024) no Centro de Convenções Oscar Niemeyer, foi realizada a reunião ordinária do Comitê Gestor da Indicação Geográfica do Abacaxi Norte Fluminense. A reunião contou com apresentações da professora e pesquisadora da UENF, Janie Jasmim, e do diretor presidente do Instituto de Inovação e Tecnologia Sustentáveis (Inovates), Gabriel Fabres Beliqui.

Solos coletados por amostragem têm bioma e relevo analisados pela UFRRJ

A professora e pesquisadora da UENF é coordenadora do projeto Indicação Geográfica do Abacaxi Norte Fluminense – Denominação de Origem, aprovado no edital 21/2023 da FAPERJ.

— Temos feito entrevistas com produtores e coletas de solos por amostragem que são encaminhadas para a Fundenor e para a UFRRJ para análise de acordo com o padrão Embrapa. Os solos são analisados pelas características do bioma e do relevo, onde não encontramos uma variação muito grande. Com relação aos frutos, os produtores colheram em 2023 abacaxis muito verdes. A safra de 2024 começa em setembro – informa Janie.

Projeto abarca municípios de Campos dos Goytacazes, São João da Barra, São Francisco de Itabapoana e Quissamã

O diretor presidente do Inovates destaca que a Denominação de Origem, que é o objetivo do projeto aprovado na FAPERJ, é obtida junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

— A Denominação de Origem é influenciada pelos fatores ambientais, como clima, solo, técnicas empenhadas pelo produtor. No Brasil existem 27 denominações de origem nas áreas de Indústria, Gastronomia, Agronegócio, Pedras/Minerais, Serviços e Artesanato. O projeto do Abacaxi Norte Fluminense abarca os municípios de Campos dos Goytacazes, São João da Barra, São Francisco de Itabapoana e Quissamã – ressalta Gabriel.

Participaram da reunião representantes do Sebrae, Emater-Rio, UFRRJ, Prefeitura Municipal de São Francisco do Itabapoana e Prefeitura Municipal de São João da Barra, além de outros convidados.

NOTÍCIAS

Nota de pesar

A UENF lamenta o falecimento do escritor e jornalista campista Vilmar Rangel,

EDITAIS