Aniversário da UENF: oficina em Cabo Frio apresenta restauração da histórica Fazenda Campos Novos

• Categoria do post:Notícias

Para marcar a Semana do Patrimônio, foi realizada na tarde da última quarta-feira, 14/08/24, na Fazenda Campos Novos, em Tamoios, Cabo Frio-RJ, a “Oficina de Zeladoria do Patrimônio Cultural — O entendimento e investigação das edificações históricas como diretriz de conservação e restauro”.

O evento integrou a programação de aniversário de 31 anos da UENF — responsável pela restauração da Fazenda, numa parceria com a Prefeitura de Cabo Frio e apoio técnico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac).

A oficina, realizada pelo Estúdio Sarasá — empresa responsável pela obra — faz parte de um conjunto de ações para divulgação das etapas da restauração. A ideia é dar maior visibilidade sobre todo o processo, visando uma maior integração com a comunidade.

— A arquiteta Gabriela Gardinot foi a responsável por realizar o que a gente chama de “canteiro aberto”, que é uma estratégia muito interessante, sobretudo no caso de restauro, por apresentar tudo que está sendo feito e por que está sendo feito daquela forma — disse o diretor de Cultura da UENF, professor Giovane Nascimento, que participou do evento.

Durante a oficina, a arquiteta fez um tour com os participantes por todo o prédio, abordando seus aspectos históricos, as técnicas que estão sendo utilizadas para o trabalho de restauração, bem como todas as influências arquitetônicas que o prédio sofreu.

— Tivemos uma participação bastante expressiva, não só com o pessoal da UENF como também com pessoas da comunidade, representantes da prefeitura de Cabo Frio e quilombolas — comentou Giovane.

Fundada em 1690 pelos jesuítas, a Fazenda Campos Novos possui um conjunto arquitetônico formado por uma casa-grande, a igreja de Santo Inácio e um cemitério. O conjunto foi tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) em 2003 e, como patrimônio nacional, em 2011, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O local abrigou diversas personalidades históricas, como D. Pedro II, Princesa Isabel, Conde D’Eu, Príncipe Maximiliano, Saint-Hilaire, John Luccock, entre outros. Em 1832, recebeu a visita do naturalista Charles Darwin.

— É importante dizer que a obra precisa ser feita com todo o cuidado. O aspecto técnico envolve uma série de questões, pois algumas coisas vão sendo reveladas aos poucos. É um ambiente que precisa de todo esse cuidado para que se consiga restaurar e, ao mesmo tempo, ir dialogando com os mais variados momentos da história pelos quais a fazenda passou — disse Giovane.

A parceria para a restauração da Fazenda Campos Novos foi firmada em junho de 2023 entre a UENF e a Prefeitura de Cabo Frio. A verba é fruto de projeto de lei de autoria do então presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), André Ceciliano.